Ensino Médio do Rio tem o segundo pior desempenho do país no Ideb

Ensino Médio do Rio tem o segundo pior desempenho do país no Ideb

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

O estado do Rio não alcançou o número de pontos considerado ideal pelo Ministério da Educação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 6 pontos. No Ensino Médio, as escolas fluminenses tiveram o segundo pior resultado do país, atrás apenas do Piauí.

Na avaliação entre as 5ª e 8ª séries, o estado ficou em 21º lugar no ranking entre os 26 estados do país. O resultado melhora um pouco da 1ª à 4ª série, em que o Rio aparece 18º lugar.

Números

Da 1ª à 4ª série, houve um avanço de 3,8, registrados em 2007, para 4 pontos em 2009. Menos do que a meta, que era de 4,1. O desempenho foi ainda pior entre os alunos da 5ª à 8 série, já que o número também aumentou pouco: de 2,9 para 3,1.

Segundo os dados, os resultados não tiveram alterações no Ensino Médio, em que os alunos ficaram, em média, com os mesmos 2,8 de 2007, abaixo da meta do MEC, que era de 2,9.

Para chegar ao índice, o ministério leva em conta fatores como: taxas de aprovação e reprovação, percentual de abandono escolar e desempenho na Prova Brasil.

O que dizem as secretarias

"Aqui na cidade do Rio sofremos muito com o processo da rede municipal, que tinha aprovação automática e trouxe os nosso alunos numa situação difícil pro ensino médio", disse a secretária Teresa Porto.

A Secretaria estadual de Educação afirmou ainda que não se surpreendeu com os resultados e apresentou uma lista de 35 escolas, de um grupo de 850, que apresentaram índices de 50% a 140% melhores que no último Ideb.

Já a Secretaria municipal de Educação afirma que, de forma geral, comemora o resultado obtido pelo Rio de Janeiro no Ideb 2009: de 1ª a 4ª série, a meta era de 4,6 e o atingido foi de 5,1; de 5ª a 8ª, a meta era de 3,9 e a cidade obteve  3,6. A secretaria, no entanto, reconhece que "ainda há muitos desafios a serem superados".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições