MENU

Ensino Público x Ensino Privado

Ensino Público x Ensino Privado

Atualizado: Terça-feira, 1 Novembro de 2005 as 12

Como são vistas essas instituições e de que maneira estão inseridas em nossa sociedade.

Por: Carlos Remontti

O ensino básico, público e privado, a despeito dos problemas financeiros e estruturais, também sofre atualmente devido às mudanças na sociedade e no comportamento dos pais. Cada vez mais direcionado à escola, certas atribuições de educação, que antes eram exclusivas da família, tem caído literalmente no colo dos professores. 

De um lado, os pais vêem na escola particular desejos que transcendem o universo professor-aluno, ocasionando, na melhor concepção da palavra, uma relação entre consumidor e vendedor. 

Por outro lado, devido aos pais estarem cada vez mais em seus trabalhos, o ensino público acaba por receber muitas tarefas referentes à formação da criança, tais como socialização, noções de higiene e muitos outros valores.

Segundo a Revista Educação - reportagem de Rubem Barros - na esfera particular deve-se salientar que muitas vezes as próprias escolas é que criam essa idéia de produto ao vender o seu "produto-educação" como sendo melhor do que outras instituições. No entanto, ao ocorrer qualquer tipo de problemas na educação do aluno, não hesitam em atribuir culpa às "bases desestruturadas da família".

Os avanços tecnológicos, bem como o consumismo e o individualismo, provenientes da influência cada vez maior dos meios de comunicação na formação de jovens e crianças, ? e também dos pais - fizeram o problema ganhar maiores extensões.

No ensino privado, os pais que relegam apenas à escola a educação dos filhos possuem o perfil de pessoas que blindam a criança dos problemas do mundo como, por exemplo, não permitir que ela passe por nenhum tipo de frustração. Fato este que é parte de qualquer processo de formação do indivíduo, que deve admitir e saber lidar com seus sucessos e erros.

Para a escola pública o cenário é ligeiramente diferente. De alguma forma, mesmo que com problemas, ela ainda é um espaço para a reflexão e socialização de muitos jovens que não possuem uma base familiar que priorize o diálogo.

Tanto que, em maio desse ano, uma reportagem veiculada no portal ESTADAO divulgava uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep) do Ministério da Educação,

na qual diz que  "A avaliação que os pais de alunos fazem das escolas públicas é muito melhor do que a imagem tradicionalmente atribuída a elas". Ao final da pesquisa, os pais deram nota 8,0 às escolas públicas do Brasil.

Um dos principais fatores a serem compreendidos quanto ao processo de assimilação do ensino, seja público ou privado, é o fato de que os pais estão cada vez mais reservando para a escola uma parcela muito grande de expectativas. O que, definitivamente, aumenta o número de problemas que a educação já encontra no Brasil.

Leia também:

Ensino Público Ensino Público x Ensino Privado Educação - Conceitos Professor - Qual o perfil do profissional da educação? O professor e as novas tendências educacionais  

veja também