Escola de Tocantins é eleita referência nacional durante evento em PE

Escola de Tocantins é eleita referência nacional durante evento em PE

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Uma escola do município de Gurupi, no Tocantins, foi a grande vencedora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, que é um reconhecimento às 24 escolas públicas de todo o País que mais se destacaram. Pernambuco não estava na final, mas foi na capital, Recife, que o nome da grande vitoriosa foi anunciado, na última segunda-feira (7).

O Estado foi representado pelo Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, no Agreste, que foi escolhido como a unidade de ensino referência em Pernambuco. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho.

Mais de 2.000 escolas, de todas as regiões do País, se inscreveram no prêmio, considerado um dos principais instrumentos de incentivo para a melhoria da gestão e da qualidade do ensino público. A cerimônia foi transmitida, ao vivo, pelo Canal Futura, e muito festejado no Recife e em Tocantins. Também foram representados na final os estados do Amazonas, Santa Catarina, Goiás, Ceará e Roraima.

“Essas escolas são um exemplo porque têm educadores que trabalham com metas de qualidade, com a participação das famílias, e que entendem que a educação de qualidade na escola pública é um direito de todos. Portanto, temos que buscar todas as condições necessárias para oferecer essa aprendizagem de qualidade”, afirma a gerente da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães.

A escola tocantinense Presidente Costa e Silva reduziu a zero a evasão escolar, com a ajuda dos pais e ideias criativas. “É uma instituição que acredita na educação pública, sem dúvidas. Não tenho palavras para dizer o quanto esse resultado significa para nossa escola”, comemora Adriana da Costa Pereira, diretora da escola classificada como “Referência Brasil”, que levou R$ 30 mil. As outras seis escolas finalistas ganharam R$ 10 mil.

À noite, os gestores das escolas que se destacaram pela qualidade de ensino foram homenageados em uma festa - com direito a entrega de diploma e frevo da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. O evento aconteceu na casa de recepção Arcádia, na Zona Sul do Recife, e contou com secretários e coordenadores de educação de vários estados, representantes do Ministério da Educação e das instituições responsáveis pelo prêmio.

Durante a cerimônia, conduzida pelos jornalistas da TV Globo Zeca Camargo e Beatriz Castro, diretores das 24 escolas públicas que se destacaram com experiências inovadoras para melhorar o ensino foram chamados ao palco. Ao fim da solenidade, todos os gestores finalistas receberam uma placa para marcar o reconhecimento.     Fonte; G1

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições