Escola desenvolve equipamento para monitorar trânsito em Goiânia

Escola desenvolve equipamento para monitorar trânsito em Goiânia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A Prefeitura de Goiânia (GO) firmará convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás para o desenvolvimento de tecnologia própria de fabricação dos fotossensores a serem usados na cidade. O instituto terá seis meses, contados a partir da assinatura do convênio, para entregar os equipamentos à prefeitura. 

Fotossensores são equipamentos instalados nas médias e grandes cidades para fiscalização de trânsito. Instalados nos semáforos, eles registram infrações como avanços de sinal e conversões proibidas. Poucas empresas fabricam fotossensores no Brasil e nenhuma se dispõe a vender os equipamentos às prefeituras - preferem alugá-los.

Segundo o professor Carlos Bezerra, da Coordenação de Eletrotécnica do instituto, a ideia é substituir, em seis meses, os atuais fotossensores da cidade com a mesma tecnologia dos atuais. Depois, serão ampliadas as possibilidades de gerenciamento de trânsito. Após a entrega do equipamento, o instituto fará a manutenção ou treinará servidores municipais para execução do serviço.

O reitor da instituição, Paulo César Pereira, ressalta que o convênio será vantajoso para a prefeitura porque a escola não visa a lucro. ''Queremos desenvolver a tecnologia e oferecê-la à prefeitura. Ainda não podemos falar em percentual, mas podemos garantir que haverá redução dos custos para o Poder Público''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições