Escola pernambucana oferece disciplina sobre segurança em áreas de risco

Escola pernambucana oferece disciplina sobre segurança em áreas de risco

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet) de Pernambuco, na unidade de Ipojuca, está oferecendo a disciplina ''instalações elétricas em atmosferas explosivas''. A matéria é ministrada no curso de automação industrial, que reúne 72 alunos e formará a primeira turma em 2009.

De acordo com o engenheiro Dácio Jordão, apenas a rede particular de ensino oferece esse tipo de curso regularmente. “O que ocorre são cursos de capacitação para profissionais que já desempenham atividades nessa área. Geralmente, a formação é feita no próprio local de trabalho”, explica.

O engenheiro, que atuou por 32 anos na Petrobras, diz que na América do Sul ainda há muita desinformação a respeito de segurança. Na região, o Brasil é o país que mais tem conhecimentos na área. “O mercado sofre com a carência de pessoal que tenha esse tipo de formação”, acrescenta.

De acordo com o diretor da unidade Ipojuca, Enio Camilo, a idéia de implantar a disciplina surgiu da necessidade do próprio mercado local. “Os profissionais que trabalharão na refinaria que está sendo implantada no complexo de Suape exercerão suas atividades num ambiente de risco e, por isso, há demanda”, diz.

O curso de segurança do trabalho, também oferecido pela unidade, ministra disciplinas relacionadas a ambientes de risco, mas não aborda a questão técnica das instalações elétricas nesses tipos de ambientes, como ocorre em automação industrial.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições