MENU

Escolas do Paraná terão "cuidadores" para casos suspeitos da nova gripe

Escolas do Paraná terão "cuidadores" para casos suspeitos da nova gripe

Atualizado: Quarta-feira, 12 Agosto de 2009 as 12

As escolas da rede estadual do Paraná contarão, a partir do reinício das aulas previsto para 17 de agosto, com o auxílio dos chamados "cuidadores": pessoas responsáveis pelos primeiros cuidados com alunos que apresentarem sintomas de gripe. De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, cada escola terá um profissional habilitado por turno.

O cuidador, ainda segundo a Agência, terá um kit para fazer as primeiras intervenções necessárias à prevenção da gripe. Caso seja detectado aluno com suspeita da nova gripe, o estudante será encaminhado para casa, a família será orientada e os agentes de saúde locais serão notificados.

Para a Secretaria de Saúde do Paraná, medidas simples de higiene ajudam a desacelerar a transmissão da nova gripe. Por isso a importância de lavar as mãos frequentemente, cobrir o rosto com um lenço ao tossir ou espirrar, usar máscaras no caso de pessoas gripadas, higienizar superfícies, como mesas, maçanetas e telefones, e manter uma distância considerável quando conversar com alguém.

O programa "Cuidadores da Gripe" é uma parceria das Secretarias Estaduais da Saúde e da Educação.

veja também