Escolas particulares aumentarão a mensalidade em 2012

Escolas particulares aumentarão a mensalidade em 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

A mensalidade das escolas particulares no Estado de São Paulo deverá ficar cerca de 10% mais cara em 2012, segundo a estimativa do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieesp).

O índice supera a inflação oficial medida pelo governo: o IPCA acumulado no período de 12 meses até agosto ficou em 7,23%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

A maioria das escolas particulares começa a enviar neste mês o boleto com o valor da matrícula para o ano que vem. Por lei, o valor deve ser definido e divulgado no máximo até 45 dias antes da data final da matrícula.

De acordo com o presidente do sindicato, Benjamin Ribeiro da Silva, o aumento tende a variar muito de uma escola para outra. “Já vi escola fazendo reajuste de 7% e também de 15%”, diz.

O presidente do sindicato afirma que o pagamento dos salários dos funcionários, o aluguel e as despesas com água, luz e telefone estão entre os gastos que têm maior impacto no valor das mensalidades.

Silva afirma, ainda, que a inadimplência do setor, na casa dos 8%, também tem influência sobre o valor cobrado pelas escolas.

A coordenadora institucional da associação de consumidores Proteste, Maria Inês Dolci, orienta os pais a tentarem negociar os valores com as escolas. “Principalmente aqueles que têm mais de um filho matriculado no mesmo estabelecimento”, diz.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições