Estão abertas inscrições para exames de proficiência em Libras

Estão abertas inscrições para exames de proficiência em Libras

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A partir desta terça-feira, dia 22 de julho, estão abertas as inscrições para os exames de proficiência na Língua Brasileira de Sinais (Libras) 2008, para instrutor e tradutor / intérprete. As inscrições podem ser feitas pela internet e os exames serão oferecidos em instituições públicas de ensino superior nas 27 unidades da Federação. As inscrições vão até 21 de agosto.

Pessoas surdas ou ouvintes poderão se inscrever para a certificação de proficiência no uso e no ensino da Libras ou para a certificação de proficiência em tradução e interpretação da Libras/língua portuguesa/Libras. Nos dois exames, podem participar candidatos com ensino médio ou superior completos até o dia da realização da prova objetiva.

Os exames do Prolibras serão realizados em duas fases: a primeira será uma prova objetiva, com 20 questões sobre a compreensão da Língua Brasileira de Sinais, no dia 28 de setembro. O exame terá duração de duas horas, será formulado em Libras e abordará conhecimentos sobre Libras e a legislação específica da língua. A segunda fase será uma prova prática individual no dia 30 de setembro. O candidato terá que discorrer sobre um tema definido, conforme a ordem de classificação de cada participante e em cada categoria e nível de formação. Esta prova terá duração de 15 minutos por candidato.

Locais das provas

No ato da inscrição, o candidato ao Prolibras terá que indicar, obrigatoriamente, em qual instituição fará os exames. São 26 universidades públicas, uma por estado, e o Instituto Nacional de Ensino de Surdos (Ines): a UnB, em Brasília; UFSC, em Florianópolis; UFCE, em Fortaleza; UFGO, em Goiânia; Ufam, em Manaus; Ines, no Rio de Janeiro; UFBA, em Salvador; UFRGS, em Porto Alegre; Unifesp, em São Paulo; UFMG, em Belo Horizonte; UFPR, em Curitiba; Ufes, em Vitória; UFSE, em Aracaju; Ufal, em Maceió; UFPE, em Recife; UFPB, em João Pessoa; UFRN, em Natal; UFPI, em Teresina; Uema, em São Luís; UFPA, em Belém; Unifap, em Macapá; Ufac, em Rio Branco; Unir, em Porto Velho; UFRR, em Boa Vista; UFTO, em Palmas; UFMT, em Cuiabá; e a UFMS, em Campo Grande.

Em 2008, acontece o segundo exame de proficiência em Libras, em cumprimento à Lei nº 10.436/2002, que reconheceu Libras como língua, e ao Decreto nº 5.626/2005, que determina a promoção de exames durante dez anos, 2007 a 2016. Na primeira edição, em 2007, se inscreveram 4.773 candidatos . Destes, 1511 foram aprovados.

O Edital nº 5, da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina e a ficha de inscrição já estão disponíveis.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições