Estudantes de Mogi Guaçu fazem programa de rádio na escola

Estudantes de Mogi Guaçu fazem programa de rádio na escola

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Os jovens da Escola Estadual professora Almerinda Rodrigues, de Mogi Guaçu, estão aproveitando o intervalo das aulas para aprender ainda mais. Eles criaram um programa ao vivo de rádio chamado “A.R. Estudantil”, que é feito todos os dias letivos no horário do almoço – a unidade tem ensino em tempo integral.

Quem coordena o projeto é o professor de informática Edson Domingues. “É uma forma divertida de os alunos aprenderem. Eles pesquisam as notícias na internet e também fazem entrevistas semanais com pessoas da comunidade”, afirma o docente. Antes de iniciar o projeto, em abril, o professor convidou o radialista Beto Amorim, da rádio local “Nova Onda”, para conversar com os alunos. “Ele explicou sobre como funciona uma rádio, falou sobre jornalismo e entretenimento”, explica Edson.

A cada semana, cinco jovens das oitavas séries ficam responsáveis pelo programa. A aluna Karollyne dos Santos Portes, de 14 anos, está entre os estudantes mais participativos no “A.R. Estudantil”. Ela já praticou todas as funções na rádio, desde atender aos pedidos dos alunos até fazer a locução do programa. Mas o que Karollyne mais gosta de fazer é pesquisar notícias na internet. “Recentemente, trouxe um bom material para nosso bate-papo sobre gripe que é uma doença comum que afeta todos nós, especialmente no inverno”, conta.

O tema foi um pedido do professor Edson, que orienta os alunos a falarem sobre assuntos da atualidade. “Como junho foi o mês do meio ambiente, eles pesquisaram e falaram sobre a necessidade de preservar a natureza e a importância da reciclagem.”

Além de a rádio auxiliar no aprendizado de informática, o projeto também envolve outras disciplinas. “Os alunos estão mais atentos à língua portuguesa, procurando escrever e falar de forma correta”, conclui Edson.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições