Exame avaliará alfabetização com alunos de até 8 anos

Exame avaliará alfabetização com alunos de até 8 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Estados e municípios começarão a receber na próxima semana o material para realizar a "Provinha Brasil", a primeira avaliação nacional para crianças em fase de alfabetização. Esse será o primeiro passo para verificar se as redes de ensino estão cumprindo uma das principais metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): alfabetizar todos os seus alunos até os oito anos de idade.

Ao contrário das avaliações feitas até hoje, a Provinha já chegará às mãos dos secretários de Educação com uma escala de avaliação, com cinco níveis de aprendizado, estabelecidas a partir do número de acertos em cada prova. É a partir do nível quatro que o aluno está dentro do esperado. A expectativa dentro do Ministério da Educação (MEC), no entanto, é que a grande maioria esteja abaixo.

Dos estudantes de 4ª série do ensino fundamental, 71% não atingiram a pontuação indicada como ideal pelo ministério no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conforme mostrou reportagem do Estado. Além disso, um terço deles não sabia nem sequer o que deveria ter aprendido ao fim do 1º ano. "Há escolas que certamente vão ultrapassar esse limite. Mas nossa expectativa é que os resultados não sejam muito bons", acredita o presidente do Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisa Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes.

A Provinha será usada pelas redes e os resultados não terão que ser, necessariamente, repassados ao MEC. "É um instrumento para escolas e redes fazerem o seu próprio diagnóstico, o que as crianças estão ou não aprendendo", afirma Reynaldo. Para fazer o seu controle, o MEC fará anualmente a sua própria avaliação, com uma amostra estatística controlada, que servirá para dizer como está cada Estado, região e o País.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições