Exame para certificação de EJA será em 12 de dezembro

Exame para certificação de EJA será em 12 de dezembro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu as datas para aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) este ano. O Encceja é utilizado para conceder diplomas de ensino fundamental a adultos que participaram de programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, ou adquiriram habilidades e competências ao longo da vida.

O exame também pode ser utilizado como certificação pelas Secretarias de Educação que não têm condições ou queiram economizar a infraestrutura necessária para realizar exames de certificação de alunos da EJA. A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil com no mínimo 15 anos de idade completos até a data de realização do exame e que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade correta.

Os interessados em participar do exame terão de preencher os requisitos acima e se inscrever somente pelo site a partir desta segunda-feira até as 23h59 do dia 26 de setembro. Quem se inscreveu no Encceja de 2009 e que tem interesse em realizar as provas só precisa confirmar a participação este ano, no site do exame, a partir desta segunda-feira. O prazo vai até 26 de setembro. Os participantes inscritos em 2009 têm de confirmar a nova inscrição para que ela não seja cancelada.

No ato de inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente indicar as provas que deseja realizar. É possível escolher uma ou mais áreas de conhecimento: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, arte, educação física (prova I), matemática (prova II), história e geografia (prova III) e ciências naturais (prova IV). Será preciso informar também em que Secretaria de Educação (estadual ou municipal) deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental.

Desta edição, não poderão participar adultos que cumprem penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade. Haverá uma aplicação específica do exame para esses candidatos em data ainda a ser estabelecida.

As provas serão realizadas em todo o País, no dia 12 de dezembro. O Inep não deve realizar o Encceja em municípios onde sejam feitas menos de 80 inscrições ou ausência de condições logísticas para aplicação. Nesses casos, os participantes serão realocados em municípios próximos. O edital está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições