Executivo faz MBA aos 47 anos para se atualizar sobre administração

Executivo faz MBA aos 47 anos para se atualizar sobre administração

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

O diretor comercial Flávio Gussoni terminou a

faculdade aos 40 anos e acaba de fazer um MBA

aos 47 anos (Foto: Arquivo pessoal)

  Flávio Gussoni, de 47 anos, acaba de finalizar uma pós-graduação para executivos, o MBA. O diretor comercial de uma multinacional da área de sistemas e componentes automotivos resolveu fazer o curso após sete anos longe dos estudos.

Flávio terminou uma graduação em marketing aos 40 anos. Na época, já gerenciava a área comercial da empresa em que trabalha há 27 anos, mesmo sem ter acabado o ensino superior. Havia abandonado o curso de engenharia industrial no último ano, quando tinha 25 anos. “Percebi que não era exatamente o que queria fazer”, disse Flávio.     Quando voltou ao curso superior, procurava conhecimento complementar nas áreas comercial e de marketing para poder crescer na empresa. O retorno aos estudos para fazer MBA teve outro foco. A ideia era entender toda a parte administrativa de uma operação e também conhecer outros profissionais. “O grupo era eclético, com diversas empresas. Você consegue ter uma ideia da realidade de cada uma delas. Tinha pessoas mais novas, o que traz um vigor diferente para o debate”, disse.

O executivo conta que entrou no curso, ministrado pela Fundação Dom Cabral, preparado para estudar bastante fora da sala de aula. “Simplesmente frequentar não vale a pena. Tem que se dedicar com bastante afinco.” Estudava à noite quase todos os dias, no fim de semana, e, às vezes, precisava encontrar tempo na agenda diária para fazer algumas atividades.

Satisfeito com o resultado, diz que o esforço foi recompensador. “Você consegue avaliar outras possibilidades de soluções de problema. Consegue entender como é que alguns mecanismos se movimentam em termos de administração, como é que uma empresa funciona. Acaba abrindo um pouco mais de horizontes do que aqueles processos que você vem fazendo normalmente.”

Agora, já planeja iniciar um curso de pós-MBA no final do ano. Passará uma semana nos Estados Unidos e depois continua os estudos no Brasil. “Nossa vida profissional está cada vez maior. Você sempre tem espaço para poder se dedicar aos novos conhecimentos."            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições