MENU

Executivo faz MBA aos 47 anos para se atualizar sobre administração

Executivo faz MBA aos 47 anos para se atualizar sobre administração

Atualizado: Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 as 11:35

O diretor comercial Flávio Gussoni terminou a

faculdade aos 40 anos e acaba de fazer um MBA

aos 47 anos (Foto: Arquivo pessoal)

  Flávio Gussoni, de 47 anos, acaba de finalizar uma pós-graduação para executivos, o MBA. O diretor comercial de uma multinacional da área de sistemas e componentes automotivos resolveu fazer o curso após sete anos longe dos estudos.

Flávio terminou uma graduação em marketing aos 40 anos. Na época, já gerenciava a área comercial da empresa em que trabalha há 27 anos, mesmo sem ter acabado o ensino superior. Havia abandonado o curso de engenharia industrial no último ano, quando tinha 25 anos. “Percebi que não era exatamente o que queria fazer”, disse Flávio.     Quando voltou ao curso superior, procurava conhecimento complementar nas áreas comercial e de marketing para poder crescer na empresa. O retorno aos estudos para fazer MBA teve outro foco. A ideia era entender toda a parte administrativa de uma operação e também conhecer outros profissionais. “O grupo era eclético, com diversas empresas. Você consegue ter uma ideia da realidade de cada uma delas. Tinha pessoas mais novas, o que traz um vigor diferente para o debate”, disse.

O executivo conta que entrou no curso, ministrado pela Fundação Dom Cabral, preparado para estudar bastante fora da sala de aula. “Simplesmente frequentar não vale a pena. Tem que se dedicar com bastante afinco.” Estudava à noite quase todos os dias, no fim de semana, e, às vezes, precisava encontrar tempo na agenda diária para fazer algumas atividades.

Satisfeito com o resultado, diz que o esforço foi recompensador. “Você consegue avaliar outras possibilidades de soluções de problema. Consegue entender como é que alguns mecanismos se movimentam em termos de administração, como é que uma empresa funciona. Acaba abrindo um pouco mais de horizontes do que aqueles processos que você vem fazendo normalmente.”

Agora, já planeja iniciar um curso de pós-MBA no final do ano. Passará uma semana nos Estados Unidos e depois continua os estudos no Brasil. “Nossa vida profissional está cada vez maior. Você sempre tem espaço para poder se dedicar aos novos conhecimentos."            

veja também