MENU

Faculdades abrem inscrição para cursos à distância no Rio

Faculdades abrem inscrição para cursos à distância no Rio

Atualizado: Quarta-feira, 28 Outubro de 2009 as 12

Começam nesta quarta-feira (28) as inscrições para 3.718 vagas para cursos de graduação a distância no Rio de Janeiro, oferecidas pelo Cederj (Centro de Educação Superior a Distancia do Estado do Rio de Janeiro). Todos os cursos são gratuitos. O cadastro deve ser feito até 28 de novembro no site do Cederj.

Os estudantes devem pagar a taxa de inscrição (R$ 42) até 8 de dezembro, somente em espécie, em qualquer agência do Banco do Brasil. Confira aqui o edital completo.

A prova será realizada em 19 de dezembro, com redação e 40 questões de múltipla escolha, cobrando conhecimentos de língua portuguesa e literatura brasileira, língua estrangeira (espanhol ou inglês), biologia, física, matemática, química, geografia e história; e outra parte específica, com cinco questões discursivas de áreas diferentes, conforme o curso escolhido.

O projeto é feito em parceria com governo do Estado e as prefeituras do Estado do Rio, além das seguintes universidades públicas: UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Os cursos disponíveis são: administração, tecnologia em sistemas de computação, licenciatura em ciências biológicas, licenciatura em física, licenciatura em matemática, licenciatura em pedagogia, licenciatura em química, licenciatura em história e licenciatura em turismo.

Ao ser aprovado no vestibular do Cederj, o estudante se matriculará em uma das universidades parceiras e fará um dos cursos com sistema de tutoria presencial nos polos regionais e a distância (por telefone, fax, internet), além de ter aulas práticas de laboratório. Os diplomas dos formados nesses cursos são iguais aos dos alunos presenciais.

O Cederj tem 32 polos regionais no Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus de Itabapoana, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itacoara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

veja também