Fisioterapeutas promovem palestra gratuita sobre o método Pilates no dia 06/05, na Livraria da Vila

Fisioterapeutas promovem palestra gratuita sobre o método Pilates no dia 06/05, na Livraria da Vila

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Os fisioterapeutas Ângela Santos e Bérgson Queiroz, especialistas em Pilates, fazem palestras sobre as origens do método no lançamento do livro O corpo Pilates (Summus Editorial), da americana Brooke Siler. Em seu estúdio em Nova York, Estados Unidos, aberto em sociedade com a top model e atriz Michele Hicks, ela atende as celebridades. O evento será no dia 6 de maio, terça-feira, às 19h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo - SP). O auditório tem capacidade para 80 pessoas e não é preciso reservar lugar. Mais informações: (11) 3814-5811.

A palestra de Bérgson Queiroz tratará das origens do método Pilates , da importância do trabalho no solo sem a utilização de máquinas e da formatação desse trabalho por meio de uma linha mais próxima das idéias originais do autor, com demonstração de alguns movimentos por Gícia Amorim. Já Ângela Santos falará sobre o lugar que ocupa o método Pilates na reabilitação postural e na prevenção dos problemas músculo-esqueléticos derivados do sedentarismo e do envelhecimento.

Histórico do Método

O programa criado por Pilates , que combina filosofias e técnicas orientais com métodos ocidentais de educação corporal, visa ao desenvolvimento equilibrado do corpo sob o controle da mente. Além de trabalhar a "casa de força", o método procura fortalecer e alongar as outras partes do corpo por meio de exercícios de baixo impacto e com poucas repetições.

A qualidade dos resultados obtidos com os exercícios explica porque a popularidade do Pilates, que está perto de completar cem anos, não pára de crescer. A técnica é especialmente indicada para quem sofre com dores na região das costas, deseja corrigir problemas posturais e preveni-los ou simplesmente manter o corpo flexível e a musculatura tonificada.

A obra

Um dos principais méritos da obra é a preocupação da autora de difundir a filosofia que embasa o trabalho do mestre, extrapolando o aspecto meramente técnico e mostrando a ciência e a arte de transformar e modelar a maravilhosa máquina humana. O livro destina-se tanto aos praticantes do método - que conseguirão alcançar maior precisão em cada etapa de exercícios - quanto aos profissionais já formados ou em formação.

Uma observação de Siler a respeito dos modelos que demonstram os exercícios ao longo da obra deixa evidente a intenção de difundir a técnica: "As modelos que aparecem aqui treinam no método há anos. Apesar de seus corpos representarem um ideal irreal para muitos, elas trabalharam duro para isso. Sobretudo, foram escolhidas pela aptidão em exemplificar os movimentos durante as longas e árduas sessões de fotografia. Espero sinceramente que elas não intimidem, e sim inspirem".

A autora

Brooke Siler dirige o re:AB, renomado estúdio de Pilates em Nova York, Estados Unidos. Chamada de "treinadora das estrelas" e uma das mais importantes personal trainers do país, ela foi treinada no método Pilates de condicionamento físico por Romana Kryzanowska, a principal autoridade viva no assunto. Brooke passou mais de seiscentas horas aprendendo com Romana, e desde então construiu uma sólida reputação entre os praticantes do método. Depois de obter certificação pelo Estúdio Pilates, em Nova York, Brooke começou a dar aulas particulares em seu apartamento, em Greenwich Village. Em 1997, abriu, em sociedade com a top model e atriz Michele Hicks, o re:AB, estúdio para treinamento individual ou em grupo no método Pilates.

Serviço

Evento: Palestras sobre Pilates

Realização: Summus Editorial e Livraria da Vila, lançamento do livro "O corpo Pilates", de Brooke Siler

Data: 06 de maio

Horário: das 19h às 20h

Local: Livraria da Vila - R. Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo - SP (Auditório com capacidade para 80 pessoas e não é preciso reservar lugar)

Informações: (11) 3814-5811

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições