FSP promove seminário sobre áreas contaminadas e saúde

FSP promove seminário sobre áreas contaminadas e saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove o sétimo ''Seminário Estadual Áreas Contaminadas e Saúde: Avaliação de saúde no contexto do gerenciamento de passivos e no licenciamento ambiental'', na quarta-feira, 10 de dezembro, das 9 às 17 horas, no Auditório João Yunes. O seminário vai apresentar e discutir a pertinência e as formas de avaliar saúde em áreas de passivos ambientais e em regiões sujeitas a abrigar empreendimentos ambientalmente impactantes.

As áreas contaminadas com resíduos químicos apenas recentemente foram incluídas de forma mais enfática na agenda do Sistema Único de Saúde (SUS). Este despertar coincide com a divulgação, a partir de 2002, de cadastro de áreas contaminadas por parte da agência ambiental paulista, a Cetesb. Hoje estão contabilizadas 2272 áreas contaminadas no estado.

Os seminários Áreas Contaminadas e Saúde que a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Sanitária, realiza desde 2002 são parte da estratégia do poder público voltada a promover o debate e a busca de soluções criativas e integradas para a questão.

A parceria desde aquele ano com instituições de notória competência na área de saúde pública permitiram que os seis primeiros seminários abordassem com sucesso temas como as políticas, estratégias e metodologias para enfrentamento dos riscos à saúde decorrentes da exposição a substâncias perigosas; as experiências municipais; o papel da universidade; as relações da contaminação do solo com os recursos hídricos. Entre as parcerias estão a Organização Pan-Americana de Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP, a FSP e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

O Seminário é voltado a profissionais dos níveis central, regional e municipal do SUS, estudantes e pesquisadores das universidades, além de especialistas de outras instituições públicas e privadas que tenham interface com a temática abordada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento, onde também pode ser encontrada a programação completa do Seminário. O Auditório João Yunes fica na Av. Dr. Arnaldo, 715 (Próximo a Estação Clínicas do Metrô), São Paulo.

Mais informações: (11) 3061-7712, email [email protected] - falar com a professora Adelaide Nardocci

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições