Futebol de robô da FEI estreia em competição mundial, na Áustria

Futebol de robô da FEI estreia em competição mundial, na Áustria

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O time de futebol de robôs do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) vai à Áustria para encarar o primeiro desafio internacional: a RoboCup 2009 , que acontecerá de 29 de junho a 5 de julho, na cidade de Graz. Maior e mais importante plataforma de pesquisa em robótica do mundo, a competição reunirá mais de 400 equipes de 40 países, como Japão, Estados Unidos, Tailândia, México e Turquia.

"Vamos mostrar que o Brasil está se inserindo neste mundo de inovação tecnológica que é a robótica móvel inteligente, e que conseguimos produzir tecnologia nesta área", destaca o professor Flavio Tonidandel, coordenador do Projeto Futebol de Robôs da FEI. Somente são qualificadas para o mundial as equipes que apresentam um nível mínimo de desenvolvimento de robôs, capazes de jogar uma boa partida de futebol.

A equipe RoboFEI viaja dia 27 e leva seis robôs na categoria Small Size (time completo e um reserva), que têm 15 cm de altura. Para garantir a vaga, a equipe desenvolveu dispositivos para dribles e chutes e acoplou sistema holonômico, que permite o 'jogador' andar em todas as direções sem precisar virar. Cada robô possui cinco motores e quatro rodas, que garantem estabilidade e aceleração mais uniformes em qualquer direção, além quatro baterias, de 7,4 volts.

O time é formado por cinco jogadores, com goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 m², onde os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de três a quatro metros, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofreqüência.

Na FEI, participam do projeto 10 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Além da FEI, o Brasil será representado por equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A categoria Small Size, também conhecida como F-180, é bastante desenvolvida em todo o mundo por equipes norte-americanas, européias e asiáticas, e é utilizada como plataforma de desenvolvimento e pesquisa em universidades. Realizada na Graz University of Technology, a RoboCup busca fomentar e promover a educação, desenvolvimento e a pesquisa em robótica e inteligência artificial. Além da Small Size, a competição reunirá robôs em mais quatro categorias: Simulation, Middle Size, Standard Plattaform e Humanoid.

Postado por: Felipe Pinheiro

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições