Futuro da universidade é tema de encontro de reitores no México

Futuro da universidade é tema de encontro de reitores no México

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Reitores do Brasil e de outros 34 países discutem o futuro da universidade e seu papel no mundo atual no 2º Encontro Internacional de Reitores Universia, que começa nesta segunda-feira, 31, em Guadalajara, no México.

No evento, delegações de cerca de mil universidades participam de debates sobre os desafios da universidade, internacionalização e cooperação universitária, mobilidade, atividade docente, inovação e transferência de conhecimento. A ideia é que as conclusões dos fóruns levem à organização de propostas concretas em busca de qualidade e parcerias entre as universidades ibero-americanas.

A delegação brasileira conta com representantes de grandes instituições de ensino superior públicas brasileiras, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No total, cerca de 150 reitores do Brasil participam do evento.

''Sevilha foi o ponto de partida e mostrou que podemos trabalhar juntos para confrontar os problemas comuns. Esperamos levar a cabo em Guadalajara uma proposta completa ao final do encontro'', disse o presidente do comitê organizador, Ignacio Berdugo. O primeiro encontro de reitores Universia ocorreu em Sevilha, na Espanha, em 2005.

Os temas do encontro em Guadalajara foram discutidos meses antes do evento entre universidades participantes. Além dos reitores, estudantes e docentes puderam opinar sobre assuntos a serem abordados. ''É o trabalho de um coletivo, pensando na sociedade'', disse o reitor da Universidade de Cantabria, na Espanha, e presidente da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas, Federico Gutierrez-Solana.

Para o reitor da Universidade de Guadalajara, Marco Antonio Cortés, o encontro é uma oportunidade para aprender com outras universidades. “Poderemos enriquecer o trabalho das universidades de Jalisco (estado onde se localiza Guadalajara) e aprender com os ensinamentos dos outros. Também poderemos transmitir experiências de êxito, principalmente nas áreas de humanidades e cultura'', afirmou.

Mantida pelo banco Santander, a rede Universia divulga a agenda de universidades associadas, oferece bolsas de estudo, promove atividades de pesquisa, mantém revistas em português e espanhol e ajuda estudantes a encontrar o primeiro emprego.

Por Fernanda Nogueira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições