Fuvest anula questão de matemática da primeira fase do vestibular

Fuvest anula questão de matemática da primeira fase do vestibular

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Questão de matemática, com erro no enunciado,

foi anulada (Foto: Reprodução) A Fuvest anunciou nesta sexta-feira (2) a anulação de uma questão de matemática da primeira fase do vestibular aplicado no dia 27 de novembro. Foi anulada a questão 62, do caderno de provas "V", e suas correpondentes nos demais cadernos (K-05, Q-37, X-73 e Z-51) (veja a pergunta anulada ao lado) . A prova de primeira fase vai considerar, portanto, 89 questões. A lista dos convocados para a segunda fase será anunciada no dia 19 de dezembro.

No domingo (27), logo após a prova, o G1 ouviu professores de cursinhos que viram problemas na questão 62 de matemática da prova “V”. Carlos Seno, professor de matemática do cursinho Objetivo, diz que a questão 62 envolvia um exercício que não tem uma alternativa correta se o enunciado for levado com rigor. Diz o enunciado: “Em um plano, é dado um polígono convexo de seis lados, cujas medidas dos ângulos internos, dispostas em ordem crescente, formam uma progressão aritmética. A medida do maior ângulo é igual a 11 vezes a medida do menor. A soma das medidas dos quatro menores ângulos internos desse polígono, em graus, é igual a: a) 315; b) 320; c) 325; d) 330; e) 335. A Fuvest considerou como correta a alternativa “b”. “A primeira linha fala que o polígono é convexo. Se calculasse chegaria a um polígono que não é convexo contrariando o enunciado”, disse o professor Seno durante o chat ao vivo promovido pelo G1 .

Glenn Van Amson, professor de matemática do Anglo, também aponta erro na questão número 62 da prova V, sobre geometria plana. Para ele, há um grave erro conceitual no enunciado e não há como a banca considerar o exercício. “Não existe polígono nas condições em que é apresentado e fica sem nexo. Não há resultado.” Amson defende que a questão seja cancelada para que não haja prejuízo aos candidatos.

A Fuvest também analisou questões de física e português contestadas por professores de cursinhos, mas não anulou nenhuma questão. Duas questões de física também foram apontadas como problemáticas pelo professor José Carlos Garcia, do Objetivo. Segundo ele, a questão 81 apresenta uma fórmula errada ao candidato. “Se o candidato usar a fórmula apresentada pelo enunciado ele chegará à resposta oferecida por uma das alternativas, o problema é que a grandeza física está errada”, avalia Garcia. O gabarito oficial considera como correta a alternativa “d”.

A questão 89, por outro lado, tem duas alternativas corretas: “a” e “e”. “O enunciado dá margem a duas alternativas que estão na prova”, diz o professor do Objetivo. O gabarito oficial dá como correta a altenativa “a”. “A Fuvest tem soberania para reconhecer o problema”, diz Garcia. Na avaliação dele, a Fuvest poderia anular a questão ou aceitar as duas respostas como corretas.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições