Gestores de escolas públicas fazem especialização no Ceará

Gestores de escolas públicas fazem especialização no Ceará

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

Gestores de escolas públicas do Ceará começaram nesta sexta-feira, 29, o curso de especialização em gestão escolar, uma parceria do Ministério da Educação com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A formação faz parte do programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública e atenderá cerca de 1.400 diretores e vice-diretores no estado. Serão atendidos gestores escolares do sistema público municipal e estadual.

Para a diretora de fortalecimento institucional e gestão educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Maria Luiza Martins Alessio, o curso de especialização é fundamental para os gestores, pois eles vão aprender a propor soluções para sua escola. "A qualidade da educação básica só vai melhorar quando as escolas tiverem uma gestão democrática e participativa", disse.

Esta é a segunda vez que o curso de especialização em gestão escolar é oferecido no Ceará. Na primeira oportunidade, foram formados 266 gestores escolares no estado, com um total de 400 matrículas. Para Italmar Nascimento, coordenador do programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública, o número de formandos deve aumentar, pois nesta edição foram oferecidas 1.400 vagas. "A ampliação do número de vagas para o estado demonstra a boa expansão do atendimento no Ceará", relata.

O curso de especialização em gestão escolar será realizado na modalidade de educação a distância, com carga horária de 400 horas. A formação tem três eixos vinculados entre si: o direito à educação e a função social da escola básica; políticas de educação e gestão democrática da escola; projeto político-pedagógico e práticas democráticas da gestão escolar.

Ainda este ano, o programa iniciará formação continuada para diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Tocantins e Rio de Janeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições