Governo do Japão abre vagas para brasileiros

Governo do Japão abre vagas para brasileiros

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

Os mais relevantes são o Programa Monbukagakusho de bolsas para pesquisa e graduação do governo do Japão e as bolsas para estudos e aperfeiçoamento profissional da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), organismo ligado ao Ministério de Negócios Estrangeiros do país.

Monbukagakusho

Considerado o maior programa oficial do Japão na concessão de bolsas para estrangeiros, o Monbukagakusho tem seis modalidades básicas.

Entre outros pré-requisitos específicos de cada programa, todos são destinados a brasileiros que tenham bom domínio dos idiomas inglês ou japonês, já que os conteúdos são ministrados nessas línguas. A programação das Bolsas de Pesquisa exclui um curso de seis meses de japonês. Já as demais bolsas prevêem um curso de um ano de duração no qual os candidatos terão acesso a conteúdo preparatório conjuntamente com o curso de japonês.

A concessão das bolsas é feita a partir de processo seletivo dirigido pelas representações diplomáticas do Japão no Brasil. Os moradores de cada uma das regiões do País devem procurar a missão diplomática específica responsável por sua área para se inscrever no programa. O número de bolsas concedidas não é pré-determinado, pois depende do desempenho dos candidatos nas provas e da avaliação de documentos.

JICA

Os programas desenvolvidos pela JICA são divididos, basicamente, em duas categorias: aqueles voltados a brasileiros em geral e os destinados exclusivamente a descendentes de japoneses.

No primeiro caso, são oferecidos cerca de 200 cursos de aperfeiçoamento técnico para brasileiros que atuem profissionalmente em órgãos públicos ou universidades e que tenham bons conhecimentos pelo menos da língua inglesa. Já os programas destinados a descendentes exigem que o candidato domine o idioma japonês, pois os conteúdos são ministrados nessa língua.

Os cursos oferecidos pela JICA são realizados ao longo do ano, o que permite, a depender das especificidades de cada programação, inscrições durante todo o período. Em geral, entre 100 e 110 brasileiros (das cerca de 500 bolsas oferecidas internacionalmente ao ano pela agência) são beneficiados pela JICA.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições