Guia de carreiras: nutrição

Pensando em cursar Nutrição? Veja o Guia de Carreiras

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Profissional da área da saúde, em linhas gerais o nutricionista é responsável por planejar e indicar maneiras adequadas de se alimentar. Além de trabalhar em restaurantes, lanchonetes, redes de fast-food e demais estabelecimentos ligados à alimentação, o nutricionista também é fundamental em hospitais, programas de saúde pública, clubes e academias, entre outros setores.

"Um nutricionista pode desde gerenciar uma cozinha se preocupando em tornar os alimentos mais seguros do ponto de vista higiênico-sanitário e nutricional, até dentro do hospital onde uma das funções é controlar a dieta de pacientes que têm de se alimentar por sonda, por exemplo", afirma a nutricionista Tatiana Sadalla Collese, de 21 anos, que trabalha em um hospital de São Paulo. 

À medida que cresce a preocupação mundial com os distúrbios alimentares, como a obesidade, aumenta também a procura e a importância do nutricionista. A indústria da estética, do culto ao corpo, também ajudam a reforçar seu espaço no mercado.

"O estado nutricional adequado é uma condição de saúde. Os nutrientes que a pessoa absorve e utiliza dentro do seu metabolismo vai refletir na sua saúde, por isso nós somos aquilo que  comemos. Quem tem uma alimentação balanceada tem uma saúde melhor", diz a nutricionista Clara Korukian Freiberg que dá aulas na Universidade São Camilo, em São Paulo.


Quem pensa em seguir carreira na nutrição, vai encontrar na faculdade disciplinas como química, anatomia e biologia, principalmente no primeiro ano onde as matérias são comuns aos cursos da área da saúde. Nos anos finais, os estudantes têm acesso às aulas práticas e aos estágios, que são oportunidades de vivenciar as diferentes áreas, o que facilita o ingresso do profissional recém-formado ao mercado de trabalho.
"O mercado na área de alimentação sempre foi muito promissor. Quem tem garra, iniciativa e empreendedorismo não tem dificuldade de conseguir emprego", afirma Clara.
Para Tatiana, só durante a gradução, onde os alunos vivenciam, mesmo que de maneira simplista, as diferentes atuações da profissão, é possível saber qual a área de maior identificação. Definido o segmento, a dica de Tatiana é partir para a especialização com uma pós-graduação. "A nutrição exige muito estudo, não dá para parar nunca. O profissional que não está atualizado fica obsoleto e está fora do mercado."

Nutrição x cozinha
Apesar de ser um grande conhecedor dos alimentos, de suas composições e nutrientes, o nutricionista não precisa, necessariamente, ser um cozinheiro exemplar. Sua função é propor formas saudáveis de alimentação, mesclando sabor e apresentação. A obrigação de preparar as refeições é do chef de cozinhaque ainda pode cozinhar sem ter de ser preocupar com as calorias dos alimentos. Sua principal função é oferecer pratos bonitos e gostosos.
"Muitas nutricionistas sabem e fazem coisas muito saborosas como verdadeiros chefs, mas são papéis bem distintos. Eles podem trabalhar no mesmo espaço. Neste caso, o consumidor final que vai desfrutar do produto sai ganhando", diz Clara.


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições