MENU

Inep abre inscrições para o Encceja 2010

Inep abre inscrições para o Encceja 2010

Atualizado: Terça-feira, 14 Setembro de 2010 as 10:09

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta segunda-feira (13) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O prazo vai até 26 de setembro. O edital foi publicado no Diário Oficial da União. O exame afere competências de jovens e adultos no nível de conclusão do ensino fundamental.

Podem participar estudantes com no mínimo 15 anos completos na data da realização do exame que não tenham concluído o ensino fundamental. A participação é voluntária e gratuita.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site

http://inscricao.encceja.inep.gov.br . As provas serão realizadas no dia 12 de dezembro, segundo o Inep. De acordo com o edital do exame, os participantes que se inscreveram no Encceja na edição de 2009 e que tenham interesse em realizar as provas, devem confirmar sua participação na aplicação de 2010 no site do exame.

Esses estudantes devem localizar seus dados no sistema e completá-los se necessário. Os participantes inscritos em 2009 que não confirmarem a inscrição terão a mesma automaticamente cancelada. Quem não achar a inscrição poderá fazer uma nova.

O estudante deverá informar na inscrição a Secretaria de Educação (estadual ou municipal) onde deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental. O Inep enviará os dados cadastrais e as notas dos participantes para a secretaria de acordo com a indicação da inscrição.

Segundo o edital, o Inep enviará o cartão de confirmação da inscrição aos inscritos até 16 de novembro. Quem não receber deverá entrar em contato com o MEC, no telefone 0800-616161, ou acessar o site www.encceja.inep.gov.br/consulta , na opção de acompanhamento da inscrição.

O exame terá quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de tema para redação. O estudante deverá indicar qual prova quer fazer. As opções são: 1- língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação; 2- matemática; 3-história e geografia e 4 ciências naturais.

Na parte da manhã, das 8h30 às 12h30, serão aplicadas as provas 3 e 4. À tarde, serão aplicadas, das 14h30 às 19h30, as provas 1 e 2. No ato da inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente indicar as provas que deseja realizar.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também