Inep estende prazo para solicitação de isenção de taxa do Enem 2009

Inep estende prazo para solicitação de isenção de taxa do Enem 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Os estudantes que perderam o prazo para solicitação de isenção de taxa de inscrição do Enem 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio, podem ficar tranquilos. De acordo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até a data prevista para terminar as inscrições, 17 de julho, o interessado tem a opção de se declarar pertencente a família de baixa renda.

Para tanto, é necessário que o usuário se atente à tela que lhe oferece essa opção dentro do sistema, pois nela há duas alternativas: gerar boleto bancário no valor de R$ 35 ou solicitar a isenção de taxa. Estudantes que vão concluir este ano o ensino médio em escolas públicas serão inscritos gratuitamente de forma automática.

Inscreva-se já

ATENÇÃO! Participantes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) em 2008, 2007 e 2006 não são mais isentos automaticamente, a exemplo dos concluintes do ensino médio da rede pública. Ele deverão solicitar isenção no ato do preenchimento do formulário, como está explicitado acima.

O instituto alterou ainda a data para finalização das inscrições. Agora todos os interessados em participar deverão fazer o procedimento até 17 de julho. Anteriormente, os egressos do ensino médio teriam até 19 deste mês para se inscrever.

Provas

Os exames serão aplicados em dois dias, segundo o cronograma abaixo:

03 de outubro: das 13h às 17h30 - Prova I - Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

04 de outubro: das 13h às 18h30 - Prova II - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

De acordo com a proposta inicial do Enem 2009 feita pelo Ministério da Educação (MEC), a prova englobaria 200 questões. Mas este número caiu para 180, sendo 45 questões objetivas de múltipla escolha de cada uma das quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A redação deve ser feita obrigatoriamente obedecendo ao tipo dissertativo-argumentativo (o que é isso?).

Os participantes deverão chegar com antecedência aos locais de prova, pois os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55, impreterivelmente.

Resultado

O Boletim Individual de Desempenho será entregue a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, no endereço fornecido pelo participante. Também será possível verificar a pontuação obtida pelo site do Enem, a partir do número de inscrição no processo e senha fornecida.

As cidades onde serão aplicadas o Enem 2009 e ainda as competências e habilidades, assim como o conteúdo programático que será cobrado neste exame, estão disponíveis na Portaria do exame. Para lê-la na íntegra, clique aqui.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições