Inscrições no ProUni terminam nesta quarta-feira

Inscrições no ProUni terminam nesta quarta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

As inscrições do ProUni (Programa Universidade Para Todos) terminam neste quarta-feira, dia 10, pela internet. Segundo o último balanço do MEC (Ministério da Educação), até as 18h desta terça-feira (9), mais de 570 mil pessoas já estavam cadastradas.

O programa federal concede 165 mil bolsas para alunos de baixa renda estudar em 1.399 universidades particulares - sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais (50% de desconto).

O número total oferecido em 2010 é quase 6% maior do que os benefícios concedidos no ano passado, quando 156 mil ganharam bolsas.

O resultado dos selecionados será divulgado em 13 de fevereiro. A segunda etapa do processo seletivo acontecerá entre os dias 17 e 26 de fevereiro. Neste período, os estudantes terão de comprovar informações nas instituições de ensino superior e, se for necessário, passar por seleção da universidade.

Posso me inscrever?

Uma das exigências para concorrer a uma vaga pelo ProUni é ter participado na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - as notas dos anos anteriores não serão mais consideradas.

Além disso, o aluno não pode ter diploma universitário e deve ter estudado todo o ensino médio em escola pública - ou, se for o caso, comprovar que foi bolsista integral em colégio particular. O programa beneficia ainda professores da rede pública de ensino.

A renda familiar do estudante é que garante os descontos na instituição particular. Para concorrer a uma bolsa integral, a faixa de renda é um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar. Para os descontos de 50%, a faixa é de três salários mínimos para cada pessoa da família.

Como funciona o site

Na primeira etapa de inscrições, os estudantes devem informar as notas do Enem 2009 e o número do CPF. Eles deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos.

As notas de corte das carreiras são exibidas aos alunos no momento da inscrição. A pontuação, que é atualizada todos os dias, varia conforme o desempenho dos que já estão cadastrados no sistema.

A seleção é feita pela nota do Enem, ou seja, o aluno com nota melhor fica com a bolsa. Para ter chances, os candidatos devem ter feito, no mínimo, 400 pontos na avaliação nacional.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições