Inscrições para edição de 2008 do Enem serão feitas no próximo mês

Inscrições para edição de 2008 do Enem serão feitas no próximo mês

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 estarão abertas no período de 5 a 30 de maio deste ano (2008). A portaria que define as etapas da nova edição do exame foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 07/04. A prova será realizada em 31 de agosto, às 13h.

Podem participar do Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio este ano quanto aqueles que já o concluíram. A inscrição pode ser feita nas agências dos Correios ou pela internet. No primeiro caso, as escolas que preencheram o Censo Escolar de 2007 vão receber fichas de inscrição. Os alunos da rede pública podem retirá-las na escola, preenchê-las e entregá-las numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.

Alunos da rede particular também podem retirar a ficha na própria escola, mas devem efetuar pagamento de taxa (R$ 35), em qualquer agência bancária, antes da entrega nos Correios. Quem finalizou os estudos em anos anteriores pode retirar a ficha diretamente nos Correios e pagar a taxa de inscrição.

Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes. Quem optar pela internet deve preencher a ficha na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) e imprimir o comprovante.

No caso de egressos e estudantes de escolas particulares, não haverá isenção de taxa — o sistema gera automaticamente o documento de cobrança, que estará disponível na página até 25 de julho. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.

Estudantes com necessidades educacionais especiais devem declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessitam para a realização do exame. Dessa forma, poderão receber atendimento apropriado. Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares, é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente o Inep sobre a situação dos  matriculados até 13 de junho.

Confirmação

Independente da forma escolhida para inscrição, o estudante receberá, até 18 de agosto, o cartão de confirmação, com hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber o documento até aquela data, deve procurar uma agência dos Correios ou consultar, na página eletrônica, a escola na qual fará as provas.

O exame, de caráter voluntário, terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, as quais abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para fazer as provas. Aqueles que as fizeram em anos anteriores podem inscrever-se novamente.

Em 2007, cerca de três milhões de alunos inscreveram-se no Enem, que serve de seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 instituições de educação superior. O estudante receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados e terá acesso a ele também pela internet, com a indicação do CPF e da senha de acesso.

para saber mais sobre o ENEM 2008, acesse a página do Inep .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições