Inscrições para o Enade começam nesta sexta, dia 31 de julho

Inscrições para o Enade começam nesta sexta, dia 31 de julho

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Estão abertas a partir desta sexta-feira, 1º de agosto, as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2008. As instituições de ensino superior têm até o dia 31 de agosto para inscrever seus alunos habilitados - ingressantes e concluintes - que estejam em situação regular. A prova será realizada no dia 9 de novembro, às 13h (horário de Brasília).

Serão considerados ingressantes os estudantes que até o dia 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso; os concluintes são os que até esta mesma data tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso.

As instituições devem inscrever todos os alunos nessa situação. A seleção por amostragem dos estudantes que realizarão a prova ficará sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A lista com os alunos selecionados estará disponível a partir do dia 26 de setembro e, até o dia 20 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas.

Os cursos avaliados este ano serão os de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química; além dos cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular nas edições anteriores do Enade deverão regularizar a situação participando do exame em 2008.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é a forma de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos ensinados em sala de aula, suas habilidades e competências.

Ciclo avaliativo

A aplicação do exame em cada área ocorre a cada três anos. Em 2004 e 2007, foram avaliados os cursos de ciências agrárias e saúde. Em 2008, os cursos analisados serão os das áreas de engenharias e licenciaturas, que fizeram o Enade pela primeira vez em 2005. Já em 2009, os cursos de ciências sociais aplicadas e jurídicas, que participaram do exame em 2006, farão novamente o Enade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições