Inscrições para simulado da Unicamp terminam na sexta

Inscrições para simulado da Unicamp terminam na sexta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Os interessados em participar do simulado da primeira fase do novo vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm até esta sexta-feira (23) para se inscreverem. O simulado ocorre em função das mudanças promovidas na prova pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). O simulado será realizado no dia 16 de maio, no campus da instituição, em Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site da Comvest. As vagas são limitadas a 1.200 participantes, que serão escolhidos por meio de um sorteio entre os inscritos. Só poderão participar estudantes que cursam o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos.

Segundo o novo modelo do vestibular da Unicamp, aprovado no final de 2009, a prova terá duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, em que os participantes terão de elaborar três textos de gêneros diversos. A prova terá cinco horas de duração.

Até o ano passado, a primeira fase tinha 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. O tempo de prova era de quatro horas. Esse modelo de prova foi aplicado durante 24 anos.

Outra novidade do vestibular 2011 é que os exames da segunda fase serão aplicados em três dias, com o conteúdo distribuído em três áreas do conhecimento. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará valendo até 20% da nota da primeira fase. No entanto, o seu uso passa a ser obrigatório para todos os candidatos.

Isenção da taxa de inscrição

Na próxima segunda-feira, dia 26, a Unicamp abre o período para pedido de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2001, que vai até o dia 28 de maio. A inscrição é feita pela internet, mas o candidato precisa enviar toda a documentação exigida em edital para a Comvest até o dia 31 de maio.

As isenções são oferecidas em três modalidades: para candidatos de famílias de renda baixa (renda líquida mínima de R$ 550 por morador do domicílio); para funcionário da Unicamp e da Funcamp; e para quem se candidatar a cursos de licenciatura em período noturno ( Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagocia).

Para todas essas modalidades é preciso ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública, ser residente e domiciliado no estado de São Paulo; já ter concluído ou concluir em 2010 o Ensino Médio.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada no dia 18 de agosto. Os contemplados precisam, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, usando o código de isento que será fornecido pela Comvest.

As inscrições para o Vestibular 2011 da Unicamp serão realizados no período de 23 de agosto a 8 de outubro pela internet.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições