MENU

Inscrições para vestibular da Unicamp estão abertas

Inscrições para vestibular da Unicamp estão abertas

Atualizado: Segunda-feira, 22 Agosto de 2011 as 11:26

Vestibular da Unicamp (Foto: Raul Zito/G1)

  A Univesidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre nesta segunda-feira (22) as inscrições para o vestibular 2012. O prazo vai até o dia 23 de setembro. As inscrições deverão ser feitas pela internet, em formulário disponível no site da Comissão de Vestibular (Comvest) . Serão oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto). A taxa de inscrição é de R$ 128.     O manual do candidato estará disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada em 13 de novembro e a segunda fase nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012.

A prova da primeira fase tem duas partes, a redação e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. Na segunda fase, os candidatos fazem provas discursivas em três dias seguidos. No primeiro dia é a prova de língua portuguesa, literatura e matemática. No segundo dia é prova de ciências humasnas e artes e de inglês. No terceiro dia tem prova de ciências da natureza.

Uso da nota do Enem

O candidato vai poder utilizadar as notas do Enem para fins de classificação para a segunda fase do vestibular caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2011 até o dia 30 de novembro. Caso contrário, as notas do Enem, de 2010 ou de 2011, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular.

A Unicamp esclarece ainda que só serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2011 até o dia 15 de janeiro de 2012. Caso contrário, as notas do Enem, de 2010 ou de 2011, não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.

Isenção e redução da taxa de inscrição

Os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento, disponível na página da Comvest. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição foram recebidos em maio. Foram  4.741 candidatos banediciados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Entre os dias 23 e 26, a Comvest aceitará declarações de interesse de redução de 50% da taxa de inscrição. Podem solicitar a redução estudantes regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio ou curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação); e estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês. A Comvest divulgará a lista de beneficiados com a redução de 50% da taxa de inscrição dia 2 de setembro.

Facamp também abre inscrições

Outra univesidade de Campinas, a Facamp (Faculdades de Campinas) também abre nesta segunda-feira as  inscrições abertas para o vestibular 2012. As inscrições podem ser feitas pelo site da Facamp até 25 de outubro. A taxa custa R$ 100 para quem se inscrever até 25 de setembro, e 15 para inscrições posteriores. A prova será dia 29 de outubro. O resultado será em 9 de novembro.                

veja também