MENU

Inscrições para vestibulinho das Etecs começam nesta quarta em SP

Inscrições para vestibulinho das Etecs começam nesta quarta em SP

Atualizado: Quarta-feira, 28 Setembro de 2011 as 10:51

Começam nesta quarta-feira (28) as inscrições para o vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) em São Paulo. São mais de 76 mil vagas para o ensino técnico em 202 escolas do estado. O exame será realizado no dia 20 de novembro. Entre as vagas oferecidas, 2.741 serão destinadas na modalidade semipresencial, com o Telecurso TEC. Também estão incluídas mais de 10 mil vagas para um convênio entre o Centro Paula Souza, responsável pelo ensino técnico no estado, a Secretaria de Estado de Educação e a Prefeitura de São Paulo.

No total, são oferecidos 102 cursos técnicos – cinco deles novos. São os cursos de guia de turismo (oferecido em Capão Bonito, Vinhedo e São Paulo); mecanização agrícola (Fernandópolis); móveis (Itapeva); orientação comunitária (em São Paulo e Santos); e programação de jogos digitais (São Paulo).

Para concorrer a uma das vagas para o ensino médio e técnico integrado ao ensino médio, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou feito o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. No caso dos que querem o ensino técnico, é preciso estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio. Quem já concluiu deve apresentar certificado.

As inscrições devem ser feitas pela internet e terminam no dia 18 de outubro às 15h. É preciso imprimir um boleto e pagar uma taxa de R$ 25. O manual do candidato poderá ser acessado na mesma página.

Há um sistema de bônus de 3% nos pontos para candidatos afrodescendentes e de 10% para aqueles que são da rede pública. Os dois bônus podem ser acumulados.      

veja também