Instituições de educação profissional se reúnem em Cuiabá

Instituições de educação profissional se reúnem em Cuiabá

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Divulgar a produção científica para a comunidade externa, despertar o interesse dos estudantes para as práticas de pesquisa e ressaltar a importância da pesquisa na melhoria da qualidade de ensino são os objetivos da II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste. O evento reunirá a partir desta terça-feira, 28 de outubro, até sexta, 31/10, na sede do Cefet-MT, em Cuiabá, as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Centro-Oeste.

De acordo com o coordenador-geral do evento, Ruy de Oliveira, o encontro tem como tema central o ensino e as pesquisas desenvolvidas na educação profissional para ações sustentáveis. “Queremos disseminar a cultura da pesquisa como uma forma de efetivar a geração de conhecimento nas instituições participantes”, destaca Oliveira.

Programação

A programação da II Jornada Científica do Centro-Oeste inclui três conferências, 13 mesas redondas, 11 painéis, duas sessões técnicas especiais e 22 oficinas. No total foram submetidos mais de 330 trabalhos, dos quais 117 foram aceitos para publicação como trabalho completo e 187, como pôster. Os trabalhos foram distribuídos em doze áreas temáticas: ambiente, saúde e segurança; apoio educacional; controle e processos industriais; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; infra-estrutura; produção alimentícia; produção cultural e design; produção cultural; recursos naturais; ciências humanas e sociais.

No dia 29, às 8h30, no anfiteatro do Cefet-MT, haverá a conferência O processo de industrialização no Centro-Oeste, com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), Pedro Nadaf. Também haverá mesas-redondas com diversos temas, como pesquisa, pós-graduação e inovação nos institutos federais, com o doutor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Antônio Camacho, juntamente com a professora doutora do Cefet-BA, Núbia Moura Ribeiro, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia; programas/projetos de inclusão na educação profissional e tecnológica, com a especialista Maria de Nazaré Bezerra Oliveira (Setec), o professor mestre Mauricio de Almeida Campos (Cefet-MT) e o professor Rupert Carlos de Toledo Pereira (Cefet-MT), e agronegócio e preservação ambiental com o professor mestre Fabio Nolasco (Unemat), a professora especialista Janáine Vieira da Silva Donini (Cefet-Cuiabá) e o professor doutor Watson Rogério de Azevedo (Cefet-RV).

Logo em seguida, às 10 horas, serão apresentados quatro painéis: A arte de projetar e construir estruturas: passado, presente e futuro, com o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Helene; Observatório do mundo do trabalho e da educação profissional do Centro-Oeste, com o professor mestre Eliezer Marques de Faria (Cefet-GO); inovação, empreendedorismo e pesquisa na formação tecnológica, com o professor mestre Christiann Davis Tosta (Cefet-Cuiabá) e Uma pesquisa em história da arte – eros adolescente: no verão de Eliseu Visconti, com a professora mestre Miriam N. Seraphim (Cefet-MT).

Mais informações pelo telefone (65) 3314-3616 ou na página do Cefet de Mato Grosso.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições