Instituto Federal do Amapá está na competição nacional

Instituto Federal do Amapá está na competição nacional

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

A equipe de alunos do Instituto Federal do Amapá conquistou o primeiro lugar na seletiva estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e vai representar o estado na competição nacional marcada para setembro, em São João Del Rey (MG).

Pela primeira vez, a seletiva na modalidade prática da olimpíada ocorreu no estado. Participaram 16 equipes de estudantes, dos níveis fundamental e médio, de seis escolas públicas e particulares. A etapa final ocorreu na última semana.

Com duas rodadas de diferentes graus de dificuldade para o ensino fundamental e médio, a prova foi disputada ponto a ponto. Cada equipe recebeu um pequeno robô que deveria ser programado para fazer o percurso marcado numa arena plástica. Os alunos de cursos técnicos integrados do campus Macapá, Andressa Izabelly e Helder Barbosa, do curso de edificações, João Vítor Silva e Lucas Fauro, formavam a equipe “i9” e superaram outras três equipes.

Os quatro estudantes do instituto foram selecionados durante oficina de robótica, oferecida pelo centro de atividades de altas habilidades e superdotação da Secretaria de Educação do Amapá , ministrada pelo professor Dimitri Mahmud.

O objetivo do centro é identificar estudantes com altas habilidades, em diferentes áreas, como a robótica, nas escolas públicas e particulares. “Primeiro precisamos despertar no estudante essas altas habilidades e se ele se interessar recebe atendimento no próprio centro”, explica Mahmud, que emprestou os robôs do seu acervo particular para a realização das provas da olimpíada.

Além da modalidade prática, a Olimpíada Brasileira de Robótica tem uma prova escrita, que será realizada em 12 de agosto, em todo o Brasil. Poderão participar estudantes matriculados em escolas que façam a inscrição até 3 de agosto, na página eletrônica da OBR. A etapa nacional será realizada juntamente com a mostra nacional de robótica, de 18 a 21 de setembro, em São João Del Rey.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições