Jovem nascida no interior da BA vai prestar Fuvest

Jovem nascida no interior da BA vai prestar Fuvest

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Andreiza vai prestar Fuvest para o curso de

direito (Foto: Arquivo pessoal) Andreiza Freitas Rodrigues, de 22 anos, nasceu no interior da Bahia, na cidade de Sebastião Laranjeiras e há cinco anos deixou a família e se mudou para São Paulo. Um dos objetivos foi o de conseguir uma vaga no curso de direito da Universidade de São Paulo (USP). Depois de formada, Andreiza quer disputar concursos públicos e se tornar juíza.

É a primeira vez que Andreiza vai fazer o vestibular da Fuvest, cuja primeira fase será neste domingo (27). Durante todo o ano, ela se preparou frequentando aulas no Cursinho da Poli, como bolsista.

A bolsa de estudo foi conquistada porque o padre da igreja onde ela trabalha como secretária, no Jardim Rincão, escreveu uma carta à Poli solicitando o benefício. O cursinho chamou a jovem para uma entrevista e concedeu a bolsa. Sem familiares em São Paulo, Andreiza mora sozinha no bairro Parada de Taipas, paga aluguel e se sustenta com o salário de secretária. Trabalha até as 18h e segue para o cursinho - o trajeto dura quase uma hora.

Aos fins de semana, Andreiza costuma estudar em casa. Também participa de simulados e se esforça para treinar e tirar dúvidas sobre as disciplinas que têm mais dificuldade: física e matemática. Com as humanas, ela diz ter mais facilidade. Os pais e os quatro irmãos de Andreiza estão em Sebastião Laranjeiras, ela só reencontra a família uma vez por ano. Em São Paulo, fez amigos na igreja onde trabalha e frequenta missas aos fins de semana e nas aulas do cursinho.

"Tem horas que dá vontade de largar tudo, mas se você quiser ser alguém na vida não pode parar diante dos obstáculos. Nada vai cair do céu e do esforço vai valer a pena", diz.

Cada vaga do curso de direito do vestibular 2012 da Fuvest será disputada por cerca de 19 candidatos. A concorrência, no entanto, não assusta Andreiza. "É só mais um obstáculo, o que me dá mais força de vontade para lutar." Andreiza afirma que se não conseguir uma vaga neste ano, vai continuar tentando.

Fachada da Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco, região central de SP (Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação) Calendário

A primeira fase do vestibular da Fuvest será aplicada neste domingo (27). São 61 locais na Grande São Paulo e 53 no Interior do Estado de São Paulo, totalizando 114 pontos. A chegada à escola deverá ocorrer até 12h30, o exame começa a partir das 13h. Não serão admitidos retardatários.

A prova conterá 90 questões de múltipla escolha. A segunda fase vai de 8 a 10 de janeiro. Outras provas de habilidades específicas ocorrem de 11 a 13 de janeiro. O resulltado sai em 4 de fevereiro, com matrícula em 8 e 9 de fevereiro.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições