Jovens lideram debate sobre educação e encaminham propostas a autoridades em Pernambuco

Jovens lideram debate sobre educação e encaminham propostas a autoridades em Pernambuco

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Uma mesa redonda composta por crianças e adolescentes. Autoridades sentadas na platéia. Inversa ao formato dos tradicionais seminários, essa será a dinâmica do debate Educação de Qualidade para Todos: Fim da Exclusão Já!, que será realizado pela ONG Plan Brasil no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, nesta segunda-feira, dia 28/04. O evento faz parte da Semana de Ação Mundial, que acontece nos mais de 100 países que participam da Campanha Global pela Educação.

"Com esse seminário queremos que as autoridades escutem as crianças e adolescentes que vivenciam diretamente os problemas gerados pelo desrespeito ao direito à educação de qualidade", afirma Nadja Calábria, assistente de aprendizagem da Plan Brasil. "O protagonismo infanto-juvenil pode transformar a realidade socioeconômica, cultural e emocional de nossas crianças, viabilizando o desenvolvimento de sua autonomia cidadã com a aplicação de políticas públicas que estejam a serviço do povo", complementa Charles Martins, assessor nacional de educação da Plan Brasil.

A abertura do evento será feita com uma palestra do professor da Universidade Federal da Paraíba, Jorge Fernando Hermida Aveiro. O evento culminará em propostas desses jovens para a construção de um novo cenário para a educação, que os valorize como cidadãos e que seja realmente inclusiva. O documento final será entregue a vereadores, educadores e representantes do poder executivo e do ministério público.

Semana de ação mundial

No ano passado, a Semana de Ação Mundial reuniu 5 milhões de participantes em todo o mundo. Só no Brasil, foram mais de 62 mil envolvidos em 18 estados. Para este ano, estima-se que cerca de 100 mil pessoas estejam participando das atividades promovidas em todas as regiões do país. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação é a rede responsável pela realização do evento no Brasil.

A Plan é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, sem filiação religiosa ou política, que existe desde 1937 e trabalha em mais de 60 países. Organização de desenvolvimento comunitário centrado na criança e no adolescente, atua no Brasil desde 1997. Hoje, com projetos nas áreas de educação, saúde, direitos, participação e segurança alimentar, beneficia mais de 75 mil crianças e adolescentes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições