Leitores festejam o Dia Mundial do Livro

Leitores festejam o Dia Mundial do Livro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”, escreveu o poeta Mário Quintana. Para lembrar o quanto é bom e útil ler, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituiu, em 1996, o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, que é comemorado nesta quarta-feira, 23.

Instrumento especial de expressão, educação e comunicação, o livro ultrapassa fronteiras e idiomas para levar conhecimentos e emoções a crianças, jovens e adultos, expressa a Unesco na divulgação desta 13ª edição do Dia do Livro. No Ministério da Educação, a leitura e o acesso ao livro como direitos dos cidadãos estão destacados no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), ação governamental que completa um ano nesta quinta-feira, 24.

Entre as 28 diretrizes do PDE, em três delas o tema da leitura está expresso: alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade; valorizar a formação ética, artística e a educação física; e manter programa de alfabetização de jovens e adultos. A outra iniciativa do MEC é a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, evento que está em execução e que deve mobilizar, em 2008, cerca de 73 mil escolas, mas de 200 mil professores e aproximadamente seis milhões de estudantes.

Vivaleitura

Para que escolas, bibliotecas e empresas também assumam a responsabilidade pela democratização do acesso à leitura, valorização do livro e criação e produção literárias, os ministérios da Educação e da Cultura promovem este ano a 3ª edição do Prêmio Vivaleitura. O prêmio, que vai distribuir R$ 90 mil entre três categorias de vencedores, tem o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha.

O Vivaleitura é uma das ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), política de Estado criada em 2006 pelos ministérios da Educação e da Cultura para assegurar o acesso ao livro e à leitura a todos os brasileiros e formar uma sociedade de leitores. As inscrições do Vivaleitura estarão abertas até 8 de julho. Mais informações na página eletrônica do prêmio.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições