Líder Camila Vallejo perde reeleição em federação de estudantes

Líder Camila Vallejo perde reeleição em federação de estudantes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A carismática líder estudantil chilena Camila Vallejo perdeu a reeleição à presidência da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH) e ficou como vice-presidente, segundo os resultados oficiais das eleições.

Vallejo, de 23 anos, estudante de geografia e militante do Partido Comunista, perdeu a eleição para Gabriel Boric, do curso de direito e que liderava um dos oito partidos de esquerda que competiam na eleição, informou a Universidade do Chile.

A contagem final deu a Boric, do partido F "Criando Esquerda", um total de 4.053 votos, seguido por Vallejo, com 3.864 votos, o que garantiu à líder estudantil a vice-presidência da federação.

"Vencemos. Foi uma eleição justa", comentou Boric após ser proclamado presidente.

A líder estudantil chilena Camila Vallejo durante manifestação em 31 de agosto em Brasília (Foto: Elio Rizzo/Futura Press) As eleições da FECH, a mais poderosa das federações de estudantes do Chile, tiveram neste ano uma grande participação, com mais de 12 mil eleitores, em um ano marcado pelo extenso conflito estudantil exigindo uma educação pública gratuita e de qualidade.

Vallejo liderou os protestos, que já completaram mais de 40 marchas por Santiago, convertendo-se na líder estudantil com mais visibilidade em décadas no Chile e na "musa" dos protestos.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições