Literatura de cordel ajuda alunos nas aulas de história

Literatura de cordel ajuda alunos nas aulas de história

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

Ao unir o conteúdo de história e de língua portuguesa ensinado aos alunos do quinto ano (quarta série) do ensino fundamental, a professora Eliane Barreto Maia Santos obteve excelentes resultados. O projeto Migração e Literatura de Cordel foi desenvolvido pela professora em 2008, no Colégio Destaque, em Pinhais, Paraná.

Após ouvir pessoas que chegaram ao estado como migrantes, cada estudante confeccionou um livrinho, em formato de cordel, no qual contava a trajetória de vida do entrevistado."Os textos foram produzidos de maneira poética, com uma pitada de humor, e complementados com desenhos", explica a professora.

Os livros foram expostos, inicialmente, na própria sala. Depois, no pátio da escola. Ao fim do projeto, foram presenteados aos entrevistados, com uma carta de agradecimento, escrita pela professora. "As pessoas ficaram emocionadas e agradeceram pela transformação de histórias de vida sofridas e difíceis em algo tão meigo", conta Eliane. As crianças, segundo a professora, sentiram-se valorizadas.

Poema

Outro trabalho foi desenvolvido a partir de o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. De acordo com a professora, o poema foi lido, inicialmente, em função do tema Inconfidência Mineira. As crianças ficaram surpresas ao ler versos sobre assunto tão sério escritos por uma autora conhecida pelas poesias infantis e alegres. Daí surgiu o interesse de conhecer mais sobre a escritora.

Em um estudo sobre ela, os alunos descobriram fatos da vida de Cecília que se refletiam nos poemas. Decidiram, então, montar uma exposição com objetos e reprodução de fotos, além de poemas ilustrados. "Durante a mostra cultural da escola, em outubro do ano passado, o trabalho foi elogiado pelos visitantes, e muitos se emocionaram", relata Eliane.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições