MENU

Livros didáticos são encontrados em barracão de reciclagem no interior

Livros didáticos são encontrados em barracão de reciclagem no interior

Atualizado: Sexta-feira, 28 Maio de 2010 as 4:17

Centenas de livros didáticos que deveriam estar nas salas de aula foram parar em um barracão de material reciclável em Colina, a 406 km de São Paulo.

Todo o material reciclável da cidade vai parar no barracão, onde os catadores fazem a separação do lixo. Entre garrafas plásticas, papelão e alumínio estavam dois sacos cheios de livros prestes a serem destruídos.

Eram livros novos, muitos ainda envoltos em plástico. Em um deles, havia uma nota do Ministério da Educação endereçada a escola municipal José Venâncio Dias. Todo o material era anterior a 2010 e faz parte do Programa Nacional do Livro Didático. Na escola, a diretora não quis comentar o assunto.

Segundo a secretária da Educação da cidade, Elizabeth Melani Neme, o material foi distribuído pelas editoras, mas não chegou a ser usado pelos alunos. Como estava ultrapassado, foi doado para entidades assistenciais de Colina e levado pelo caminhão que faz a coleta do lixo reciclável na cidade.

A secretária não soube explicar como os livros foram parar no barracão. Por telefone, a coordenadora geral do Programa de Livros do Ministério da Educação, em Brasília, Sonia Chuartz, disse que a sobra do material deveria ter sido comunicada ao Ministério. Segundo ela, esses livros poderiam ter sido utilizados em outras cidades do país.

veja também