Lula critica governos passados por investirem pouco em educação

Lula critica governos passados por investirem pouco em educação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Em inauguração de campus em Recife, ele afirmou que "educação é o investimento mais rentável" que um governo pode fazer O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que houve, no passado, atraso no desenvolvimento da educação brasileira em comparação com outros países. Lula citou o ensino médio, o ensino fundamental e também o superior, afirmando que o Peru criou uma universidade 200 anos antes do Brasil. 

Lula criticou governos anteriores, afirmando que investiram pouco na construção de universidades. “Por que este país demorou tanto tempo para fazer o que qualquer ser humano sabia que tinha que ser feito, que é investir na educação?”. E completou: “Tivemos muita gente com doutorado, com mestrado em Paris, em Londres, em Harvard (nos Estados Unidos) que presidiram este país e não fizeram uma universidade, possivelmente porque a turma dele já tinha feito e ele não sabia que a nossa turma precisava fazer”. 

O presidente afirmou que a educação é o “investimento mais rentável” que um governo pode fazer. As declarações foram feitas durante a cerimônia de inauguração do Campus Salgueiro, que integra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, em Salgueiro (PE). 

O Campus Salgueiro tem oito salas de aula, laboratórios, auditório, sala para videoconferência, biblioteca e sala multimídia. De acordo com o Ministério da Educação, o governo investiu cerca de R$ 2,9 milhões no local. Este ano, o campus atenderá 190 alunos matriculados nos cursos técnicos de edificações, agropecuária e informática. 

A previsão para 2011 é oferecer outros três cursos superior: gestão da tecnologia da informação, tecnologia de alimentos e licenciatura em física.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições