Lula inaugura campus de Instituto Federal na Paraíba com 729 matriculados

Lula inaugura campus de Instituto Federal na Paraíba com 729 matriculados

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta terça-feira, 28 de julho, o campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Na escola foram investidos R$ 5 milhões. A solenidade será transmitida para todo o Brasil pela TV NBR e TV MEC, a partir das 11h.

A escola faz parte do plano de expansão da educação profissional do Governo Federal, iniciado em 2005 e previsto para ser concluído no final do próximo ano. Estão sendo construídas 214 escolas, com investimento de R$ 1,1 bilhão. Destas, já estão em funcionamento 82 unidades em todas as regiões do país, com 38 mil novas matrículas.

Até 2002, a rede federal contava com 140 unidades. Atualmente a rede já possui 222 escolas e 215 mil vagas de cursos técnicos, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. No final de 2010 serão 354 escolas e 500 mil vagas.

Nível médio - O campus do IFPB oferece cursos técnicos de nível médio em informática e mineração. Também tem o curso superior de tecnologia em telemática. Atualmente, 729 estudantes estão matriculados na instituição. Já foram contratados por concurso 40 professores e 33 técnico-administrativos para a instituição. O campus está localizado na Rua Tranquilino Coelho Lemos, 671, Bairro Jardim Dinamérica.

Histórico - No ano de seu centenário, a rede federal dá mais um salto de qualidade. Desde 29 de dezembro de 2008, quando o Diário Oficial  da União publicou a Lei 11.892, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 75 unidades descentralizadas de ensino (uneds), 39 escolas agrotécnicas, 31 centros federais de educação tecnológica (cefets), 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os institutos federais.

São 38 institutos federais presentes em todos os estados, oferecendo ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Também integram os institutos as novas escolas que estão sendo entregues dentro do plano de expansão da rede federal.

Essa rede é formada ainda por instituições que não aderiram aos institutos federais, mas também oferecem educação profissional em todos os níveis. São dois cefets, 25 escolas vinculadas a universidades e uma universidade tecnológica. Saiba mais no Portal do MEC.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições