Lula reafirma que educação não pode ser vista como gasto

Lula reafirma que educação não pode ser vista como gasto

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na última quarta-feira, 3 de setembro, que a educação não pode ser vista como gasto.

"Educação tem que ser vista como investimento e um investimento que possa dar retorno no espaço mais curto de tempo que o investimento traz”, afirmou o presidente na cerimônia no Palácio do Planalto para o anúncio de criação de vagas para alunos em universidades federais dentro do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O presidente criticou os que pensam que o mercado de ensino poderia resolver a questão da falta de vagas nas universidades. Para Lula é possível encontrar um equilíbrio entre o ensino privado e o público.

"Acredito que o estado brasileiro pode fazer o equilíbrio entre o ensino que pode ser visto de maneira mercantilista e o ensino que pode ser visto para transformar esse país em um Estado muito forte, competente e competitivo em todas as áreas.", afirmou.

Lula disse que o acesso à educação não pode ser visto como ascensão social. De acordo com o presidente, é obrigação do Estado garantir a oportunidade de ensino a todos os brasileiros.

O presidente também voltou a dizer que o dinheiro que será arrecadado com a extração do óleo da camada do pré-sal será usado na educação, e criticou aqueles que dizem que mesmo sem começar a extração, “o governo já está discutindo onde vai aplicar os recursos”.

"Sabe porque eu quero discutir logo para onde vai o dinheiro? É porque se a gente não discute, os mesmos de sempre, que sempre ganharão tudo, vão querer se apoderar desse dinheiro antes dele chegar a para as finalidade nobres que nós queremos nesse país", afirmou.

O Reuni abrirá mais de 44 mil vagas em universidades federais no próximo ano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições