Maceió abriga complexo de escolas com observatório astronômico

Maceió abriga complexo com observatório astronômico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

É no estado com os piores índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para escolas da rede pública que também está o único observatório em um espaço de ensino da rede pública do Nordeste, Norte e Centro-Oeste. É o Observatório Astronômico Genival de Leite Lima que está localizado dentro do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), emMaceió, o maior complexo educacional do estado, que reúne também 11 escolas da rede estadual, um instituto de línguas, além de quadra de esportes e piscina.

O observatório possui dez telescópios e as observações públicas ocorrem sempre às terças, quintas e sábados, das 19h às 22h. Coordenado pelo físico Adriano Aubert Barros, o observatório recebe em média todos os meses cerca de 300 visitantes. A maioria é estudante.
O funcionamento não é restrito aos alunos do Cepa, é aberto a todas as escolas e à comunidade em geral. Na última quinta (29), quando a reportagem do G1 visitou o local, era possível visualizar o planeta Saturno.

Barros explica que o observatório tem dois objetivos: o ensino da astronomia e a divulgação da ciência. “De modo geral, as pessoas desconhecem, mas todo mundo que vem aqui gosta. O observatório não é a solução do ensino de ciências, mas, sim, um caminho.”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições