Maior parte dos alunos da UFSJ veio de escolas públicas

Maior parte dos alunos da UFSJ veio de escolas públicas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

O reitor da Universidade Federal São João Del Rei (MG), Helvécio Luiz Reis, foi reconduzido ao cargo na última segunda-feira, 28 de julho, em cerimônia no Ministério da Educação. O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou o professor, nomeado reitor por ato publicado no Diário Oficial de 26 de junho.

Desde 2004 no cargo, o reitor destacou os avanços da universidade e elogiou os esforços do governo federal para ampliar o acesso ao ensino superior com a expansão da oferta no interior do país. ''Hoje, vivemos o maior desenvolvimento da educação no país com o Reuni'', ressaltou, em referência ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

O ministro Haddad lembrou que todos os reitores já aderiram ao Reuni. O programa, entre outras ações, prevê a duplicação das vagas nas universidades federais e a abertura de mais cursos noturnos.

Na UFSJ, o reitor destacou que a maioria dos cursos já são ofertados no turno da noite porque a metade dos estudantes atendidos trabalha durante o dia. ''Cerca de 60% deles vieram de escolas públicas'', disse Reis. Para o reitor, o bom resultado da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) mostra que as medidas de inclusão interferem positivamente no desempenho dos alunos.

A expectativa é que a universidade, que conta com cinco campi, amplie ainda mais o atendimento com o Reuni. As metas da UFSJ incluem aumentar o número de alunos de 3,7 mil para 11,5 mil. Já os professores devem passar de 215 para 702. As metas devem ser alcançadas até 2011.

''A posse do reitor representa uma vitória de um projeto que queremos ver desenvolvido plenamente'', afirmou o ministro. Segundo Haddad, o Reuni é fundamental para organizar o sistema de ensino superior e responder a uma demanda urgente do país: a formação de qualidade de professores para a educação básica. ''As universidades assumem o compromisso com a educação básica de ajudar a criar o sistema nacional de formação de professores e qualificar mais de 2 milhões de profissionais'', disse. Os planos de expansão e reestruturação das instituições devem privilegiar as licenciaturas.

UFSJ

A universidade foi criada em 2002. Sua sede fica no município mineiro de São João Del Rei, a 185 quilômetros de Belo Horizonte. Atualmente, conta com cinco campi: Santo Antônio, Dom Bosco, Tancredo Neves, Alto Paraopeba e o Campus de Divinópolis. O reitor Helvécio Reis é administrador graduado pela Fundação Municipal São João Del Rei, mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Engenharia da Produção pela Universidade de São Paulo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições