Mais da metade dos municípios de SP querem aderir ao Saresp 2009

Mais da metade dos municípios de SP querem aderir ao Saresp 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

Mais da metade dos municípios paulistas pretendem participar do Saresp 2009 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar), segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação. A 13 ª edição do exame instituído pela Pasta recebeu manifestação de interesse por parte de 348 cidades do Estado.

O estudo mostra que cerca de 392 mil alunos de 1.990 escolas das redes municipais estarão envolvidos no processo de avaliação. A Secretaria vai arcar com todos os custos da aplicação das provas para os estudantes da rede municipal.

"O grande interesse dos municípios em participar do Saresp demonstra a importância da avaliação na busca pela melhoria da qualidade do ensino público", disse o secretário de estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Pelo segundo ano consecutivo, as escolas particulares também devem participar do exame. Até o momento 52 escolas particulares já manifestaram interesse em aderir ao Saresp.

Inscrição

O prazo para adesão termina no dia 30 de junho e até 15 de julho é necessário enviar o termo preenchido, pelos Correios, para a FDE (Fundação para o Desenvolvimento para a Educação), conforme orientações no site  ( http://saresp2009.edunet.sp.gov.br/ > ) da Secretaria.

O material ainda traz a resolução e o decreto sobre a avaliação, além de informações e a documentação que as redes (municipais e particulares) devem apresentar.

As provas acontecem entre os dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede (veja relação dos municípios no quadro abaixo).

Saresp

O Saresp é aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série.

Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de dois milhões de alunos em 5.300 escolas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições