Mais de 265 mil estudantes já se inscreveram no ProUni

Mais de 265 mil estudantes já se inscreveram no ProUni

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O MEC (Ministério da Educação) já recebeu mais de 265 mil inscrições para bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), até as 18h deste domingo, dia 7. Os estudantes começaram a se inscrever neste sábado, dia 6. O prazo termina na próxima quarta-feira, dia 10.

O programa oferece, este ano, 165 mil bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda em quase 1.400 instituições privadas de ensino superior, em todo o país.

Acesse aqui o site que recebe inscrições do ProUni

No primeiro dia de inscrições, o MEC registrou um recorde de inscrições.  Nas primeiras 12 horas, foram registradas 128.977 inscrições em todo o país. No ano passado, o primeiro dia de inscrições teve um pouco mais de 80 mil cadastros.

Exigências

Uma das exigências para disputar as bolsas é ter participado da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As notas dos anos anteriores, como 2008 e 2007, não são consideradas.

Também é necessário ter obtido pelo menos 400 pontos em cada uma das quatro áreas da prova - linguagens, redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Os estudantes não podem ter sido graduados em uma universidade para concorrer.

Também é obrigatório atender a pelo menos uma das condições a seguir: ter feito o ensino médio completo em escola pública; ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral; ou ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em particular como bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino também podem participar do programa.

Como funciona

Na primeira etapa de inscrições, os estudantes devem informar suas notas do Enem e o número do CPF.

Os candidatos deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos, dentre as disponíveis conforme a renda familiar per capita.

As notas de corte, periodicamente atualizadas conforme o processamento das inscrições efetuadas, serão exibidas aos estudantes no momento da inscrição.

Resultado

O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 13 de fevereiro.

A segunda etapa do processo seletivo, quando os estudantes terão de comprovar informações e passar por seleção própria da universidade (caso necessário), acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições