Mais de 6 milhões de alunos vão participar das Olimpíadas de Português

Mais de 6 milhões de alunos vão participar das Olimpíadas de Português

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Todos os estados brasileiros confirmaram presença na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2008. Com a finalidade de desenvolver o hábito da escrita e da leitura, a competição terá também a adesão de 98% dos 5.564 municípios do país. Este ano, são 55.570 escolas, mais de 6 milhões de estudantes e cerca de 200 mil professores participando do concurso.

Parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, a olimpíada é uma forma de estimular a leitura e aprimorar o ensino da escrita em escolas públicas brasileiras. Segundo informações do MEC, a partir de agora, as escolas inscritas vão aplicar aos alunos as diretrizes dos cadernos de orientação pedagógica, por meio de oficinas de texto. A intenção é desenvolver a prática dos estudantes nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião. O envio dos textos para a seleção dos municípios será até o dia 18 de agosto.

Segundo a professora de língua portuguesa da Escola Classe 403 Norte de Brasília, Karana Martins Machado, os alunos estão muito animados com as olimpíadas. "Acho importante para os alunos pelo desafio. Eles são bem críticos e interessados e estão animados até pelo prêmio da olimpíada", disse a professora.

Karana Martins explica que os alunos estão trabalhando com textos literários infantis nas oficinas, e serão estimulados a discutir a realidade na qual estão inseridos, partindo do tema central "O Lugar onde Vivo". "Tentamos explorar a criatividade deles e também iniciamos com a oficina da aprendizagem. Trabalhamos com os alunos a leitura e a escrita", explicou.

Segundo o MEC, a seleção dos trabalhos vencedores da olimpíada será em etapas. Na primeira, professores e comunidade vão escolher até 134 mil textos. Na segunda, especialistas em língua portuguesa e representantes das secretarias de Educação, universidades e comunidade indicarão as 25 mil melhores produções. Em seguida, serão definidos os 500 semifinalistas, que seguem para a etapa regional, de onde sairão os 150 textos que concorrerão à final. A última etapa será o encontro dos finalistas, em Brasília. Na capital, serão apontados os 15 vencedores. A premiação final será no dia 1º de dezembro.

Os semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleções de livros. Os finalistas, medalhas de prata e aparelhos de som. Aos vencedores serão entregues medalhas de ouro, computadores, impressoras e as escolas receberão laboratórios de informática, com dez máquinas e uma impressora, além de livros para a biblioteca.  

Postado por: Claudia Moraes  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições