Mancha gigante de petróleo nos EUA é questão certeira no vestibular

Mancha gigante de petróleo nos EUA é questão certeira no vestibular

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O mundo assistiu, no primeiro semestre de 2010, a uma das maiores tragédias ecológicas de todos os tempos. Agora, os vestibulandos devem ficar atentos a questões sobre os estragos causados pela explosão da plataforma da empresa britânica BP no Golfo do México. O derramamento de petróleo foi tão intenso que pôde ser visto do espaço. Durante meses, nem o governo americano nem especialistas no tema conseguiram conter o que foi o maior desastre ecológico dos Estados Unidos.

Quando se trata de meio ambiente, é importante lembrar que o assunto é multidisciplinar. O professor de geografia do pré-vestibular Objetivo Floripa, em Florianópolis, Luiz Carlos Bruno Junior aposta na pertinência do tema, que pode aparecer interligado à biologia em questões ambientais. Outra alternativa para tratar a notícia é relacioná-la com a produção de petróleo no Brasil e as possibilidades e expectativas para o pré-sal. Na prova de biologia, a aposta também é grande quanto ao derramamento. O professor de biologia do pré-vestibular Dínatos, em Brasília, Victor Tiburcio lembra que na prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que acontece no Distrito Federal, o assunto foi cobrado. Assim, a probabilidade de aparecer no exame da UnB é certeira. "Esse é um assunto que veio à tona, e é uma tendência natural da Universidade de Brasília falar sobre ecologia", aposta.

Entre assuntos relevantes para as perguntas de biologia, é importante recordar que o petróleo tem uma composição química que leva muito tempo para se degradar, o que leva a efeitos catastróficos para a base da cadeia alimentar, como no caso das algas.

Tiburcio lembra ainda sobre outra possibilidade questão, que existem bactérias a grandes profundidades do oceano que conseguem combater essas manchas, metabolizando o petróleo e, dessa forma, podem despoluir as águas artificialmente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições