Maratona de vestibulares em São Paulo começa no domingo e vai até janeiro

Maratona de vestibulares em São Paulo começa no domingo e vai até janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no próximo domingo (8) inaugura a temporada dos principais processos seletivos no estado de São Paulo. Para muitos estudantes, serão vários dias confinados em salas fazendo provas que definirão seus futuros. Se o candidato for aprovado para as segundas fases, a maratona de exames vai se estender por nove finais de semana quase consecutivos - a única pausa será no Natal.

Em seguida à prova da Unesp, serão aplicados os exames da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fuvest, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e da PUC-SP, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as segundas fases da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Unesp.

Isso sem contar os dias da semana ocupados pelos vestibulares da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). E, logo no primeiro domingo de 2010, já começa a segunda fase da Fuvest e, no fim de semana seguinte, será a vez do início da segunda etapa da Unicamp.

O estudante Daniel dos Santos Sousa Maia, 18 anos, respira fundo para enfrentar o que vem pela frente. Assim como muitos colegas, ele fará vários vestibulares para não desperdiçar nenhuma chance.

''Vou prestar para medicina na Unesp, Unifesp, Unicamp e UFSCar. Na Fuvest, vou tentar enfermagem. Além disso, vou fazer o Enem e um vestibulinho para um curso técnico''. Vão ser cinco finais seguidos. Se for aprovado para as segundas fases, serão mais quatro finais de semana.

Para agüentar o ritmo, Daniel pretende diminuir um pouco o número de horas na frente das apostilas. ''Irei todos os dias ao cursinho, mas talvez fique menos horas estudando à tarde. E quero aproveitar os sábados, vésperas das provas, para descansar'', afirma.

Orientação

A recomendação geral é que os estudantes aproveitem os dias em que não terão provas para estudar, mas não existe rotina ideal que se aplique para todos, segundo especialistas. ?Cada um tem o seu ritmo e sabe o seu limite. Quando o cansaço bater, a melhor solução é dar uma volta, fazer outra coisa, um esporte, para conseguir voltar aos livros e garantir um bom rendimento?, avalia Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.

As vésperas devem ser destinadas ao descanso ou lazer e para visitar o local de prova. ?Nada de balada no dia anterior às provas. O candidato deve estar descansado. Ele tem que aproveitar para ir até onde fará a prova para conhecer o caminho e não se atrasar?, afirma Alberto Francisco do Nascimento, um dos coordenadores do Anglo. ''Da mesma forma, também não vale a pena passar a noite estudando. O vestibulando tem que ter confiança em si mesmo e tentar dar o seu melhor no dia das provas''.

Manter uma alimentação equilibrada e dormir bem, em horários determinados, também são dicas importantes, sugere a professora Vera Lúcia. ''Não se deve comer nada de diferente um dia antes do vestibular. Uma vez, uma menina foi para a praia na véspera da Fuvest, comeu algo que lhe fez mal e quase perdeu o vestibular'', relembra.

Confira o calendário de exames que muitos vestibulandos vão encarar:

8/11    Primeira fase da Unesp   15/11   Primeira fase da Unicamp 22/11   Primeira fase da Fuvest 28/11   Vestibular da PUC-Campinas 29/11   Vestibular da PUC-SP 5 e 6/12    Aplicação das provas do Enem 13 e 14/12  Segunda fase da UFSCar 15 a 17/12  Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronática (ITA) 17 e 18/12  Segunda fase da Unifesp 20 e 21/12  Segunda fase da Unesp 3 a 5/1     Segunda fase da Fuvest 10 a 13/1   Segunda fase da Unicamp

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições