Mas afinal, o que é brinquedoteca?

Mas afinal, o que é brinquedoteca?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

De acordo com a ABBri é "um espaço criado para proporcionar às crianças, oportunidade de brincar de forma enriquecedora e em que há muitos brinquedos, muita magia, muita criatividade e as "Brinquedistas" prontas a favorecer a brincadeira". Hoje, há uma lei (Lei 11.104/2005 de 21/03/2005) que garantem às crianças que ficarem internadas em unidades de saúde, públicas ou privadas, terem uma brinquedoteca a seu dispor.

Existem vários tipos de Brinquedotecas. Podem ser constituídas por um espaço para brincar ou para empréstimo de brinquedos, como brinquedoteca circulante, terapêutica ou hospitalar.

Nos demais países a brinquedoteca é conhecida como Biblioteca de Brinquedo (Toy Library). A International Toy Libraries Association (ITLA) é uma associação internacional das Bibliotecas de Brinquedos também chamadas de Ludotecas em países como França, Portugal, Itália e Suíça. Fazem parte da ITLA os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Noruega, Paquistão, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça.

Existe também um instituto que defende o direito de brincar. Fica em Portugal o IAC - Instituto de Apoio à Criança que agrega associações internacionais. Desde sua criação em 1983, inclui em seu programa a atividade lúdica atendendo ao artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança. Tem como objetivos também preservar a identidade, a conservação e a renovação do jogo e do brinquedo enquanto patrimônio cultural, promover as relações entre a atividade lúdica e as atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, da educação, da saúde e da vida cultural.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições