MENU

Mas afinal, o que é brinquedoteca?

Mas afinal, o que é brinquedoteca?

Atualizado: Segunda-feira, 16 Junho de 2008 as 12

De acordo com a ABBri é "um espaço criado para proporcionar às crianças, oportunidade de brincar de forma enriquecedora e em que há muitos brinquedos, muita magia, muita criatividade e as "Brinquedistas" prontas a favorecer a brincadeira". Hoje, há uma lei (Lei 11.104/2005 de 21/03/2005) que garantem às crianças que ficarem internadas em unidades de saúde, públicas ou privadas, terem uma brinquedoteca a seu dispor.

Existem vários tipos de Brinquedotecas. Podem ser constituídas por um espaço para brincar ou para empréstimo de brinquedos, como brinquedoteca circulante, terapêutica ou hospitalar.

Nos demais países a brinquedoteca é conhecida como Biblioteca de Brinquedo (Toy Library). A International Toy Libraries Association (ITLA) é uma associação internacional das Bibliotecas de Brinquedos também chamadas de Ludotecas em países como França, Portugal, Itália e Suíça. Fazem parte da ITLA os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Noruega, Paquistão, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça.

Existe também um instituto que defende o direito de brincar. Fica em Portugal o IAC - Instituto de Apoio à Criança que agrega associações internacionais. Desde sua criação em 1983, inclui em seu programa a atividade lúdica atendendo ao artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança. Tem como objetivos também preservar a identidade, a conservação e a renovação do jogo e do brinquedo enquanto patrimônio cultural, promover as relações entre a atividade lúdica e as atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, da educação, da saúde e da vida cultural.

veja também