MEC abre inscrições para exame em língua portuguesa para estrangeiros

MEC abre inscrições para exame em língua portuguesa para estrangeiros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Os estrangeiros que pretendem obter certificação em língua portuguesa já podem se inscrever para as provas do Cepe (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa).

As inscrições foram abertas na última quinta-feira (10) e o prazo de inscrição vai até 15 de março. As provas serão aplicadas nos dias 27 e 28 de abril. Os resultados serão divulgados em 27 de junho, no Diário Oficial da União, e na página eletrônica do Celpe-Bras.

Trinta países têm instituições credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) para aplicar o exame. No Brasil, mais de 20 universidades estão autorizadas. Podem fazer o exame os estrangeiros, os brasileiros com dupla nacionalidade e os brasileiros cujo idioma materno não seja o português.

O candidato precisa ter no mínimo 16 anos no dia da inscrição e formação equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

A certificação pelo Celpe-Bras se dá em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O certificado é o único reconhecido oficialmente no Brasil e é emitido pelo MEC.

Internacionalmente, é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, as universidades exigem o Celpe-Bras para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições