MENU

MEC divulga esta semana dois modelos de testes da Prova Brasil

MEC divulga esta semana dois modelos de testes da Prova Brasil

Atualizado: Quinta-feira, 4 Junho de 2009 as 12

Os professores das escolas públicas da educação básica vão conhecer este ano dois modelos de testes da Prova Brasil, um para os alunos da 4ª série (5º ano) do ensino fundamental e outro para os estudantes da 8ª série (9º ano). Os testes de matemática e de língua portuguesa têm a mesma estrutura e as características da Prova Brasil.

A coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica, Edna Martins Borges, explica que a divulgação de modelos de testes tem a finalidade de ajudar os professores a compreender como as questões são estruturadas. As questões agora apresentadas aos professores, esclarece a coordenadora, nunca farão parte da Prova Brasil.

O exame, aplicado a cada dois anos, desde 2005, não tem a participação dos professores. Os testes são elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a aplicação fica a cargo de uma empresa contratada para essa finalidade.

Os dois modelos de questões estarão disponíveis no Portal do Ministério da Educação nesta semana. Para a 4ª série (5º ano) do ensino fundamental, o modelo consta de 22 questões de matemática divididas em dois blocos; e de 22 questões de língua portuguesa, também em dois blocos. Para cada bloco de 11 perguntas, o aluno tem 25 minutos para responder.

Já o modelo de prova da 8ª série (9º ano) consta de 26 questões de matemática, em dois blocos de 13; e de 26 testes de língua portuguesa, também em dois blocos. O tempo para as respostas é de 25 minutos por bloco.

Data - A Prova Brasil 2009 será aplicada em todo o país entre os dias 19 e 30 de outubro. Participam todos os estudantes da 4ª série (5º ano) e da 8ª série (9º ano) do ensino fundamental das escolas com mais de 20 alunos na série. Atendem essa marca - 20 alunos ou mais - 58.730 escolas públicas urbanas e rurais.

veja também